Quem curte clássicos da sétima arte e cinema francês poderá apreciar o novo Ciclo da Cinemateca de Santos, que tem início neste sábado (14), com a comédia musical ‘O Milhão’ (Le Million), às 20h. A entrada é gratuita.
A mostra, que vai do realismo poético à nouvelle vague, apresentará títulos de diretores renomados, como René Clair, Jean Renoir, Julien Duvivier, Marcel Carne, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Eric Rohmer e Claude Chabrol, Alain Resnais, Agnès Varda entre outros.
Neste primeiro longa, 'O Milhão', um Jovem artista endividado descobre que havia comprado um bilhete premiado da loteria justamente quando seu credor começa a fazer as cobranças. O Único problema é que o bilhete estava no bolso do seu casaco, que ele havia deixado na casa da namorada. Essa, por sua vez, deu o casaco a um homem que estava se escondendo da polícia. No entanto, o rapaz vendeu o casaco a um cantor de ópera que usou durante uma performance.
Este foi o segundo filme sonoro do diretor René Clair. Inicialmente, ele havia sido cético em relação ao valor que o som traria. No entanto, mudou de sentimento quando percebeu que também poderia aplicar uma trilha sonora, estratégia utilizada em Le Million. Por este motivo foi considerado por alguns críticos como o mestre do filme sonoro.
A Cinemateca fica na Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande. Apoio: Secretaria de Cultura (Secult) e Video Paradiso. Informações: 3251-1613.