Baseado nos diários escritos pelos cientistas Theodor Koch-Grunberg (etnologista e explorador alemão que contribuiu para o estudo dos povos indígenas da América do Sul) e Richard Evan Schultes (botânico norte-americano considerado um dos pais da etnobotânica), ‘O Abraço da Serpente’ ganha exibição na Cinemateca de Santos, neste sábado (17), às 20h.
Dirigido pelo cineasta colombiano Ciro Guerra, o drama se desenvolve através de Karamakate, um poderoso xamã da Amazônia. Último sobrevivente de seu povo, ele vive em isolamento voluntário nas profundezas da selva.
Os anos de solidão absoluta o tornaram uma pessoa vazia, privada de emoções e memórias. Sua vida sofre uma reviravolta quando chega ao seu esconderijo remoto Evan, um etnobotânico alemão em busca da Yakruna, uma poderosa planta capaz de ensinar a sonhar.
O xamã decide acompanhar o estrangeiro em sua busca, e juntos embarcam em uma viagem ao coração da selva, onde passado, presente e futuro se confundem.
O longa ganhou inúmeros prêmios, incluindo o Alfred P. Sloan, no Festival de Cinema de Sundance; o Grande Prêmio do Júri de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema e sete prêmios no 3º Prêmio Platino, incluindo de Melhor Filme Ibero-Americano. Em 2016, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, tornando-se a primeira produção colombiana a receber uma indicação ao festival.
A Cinemateca de Santos fica na Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande. Informações pelo telefone 2351-1613. A entrada é gratuita.