Cubatão pode, em breve, ter sinal gratuito de wi-fi e pontos de recarga para baterias de celulares em vários pontos da Cidade. É que a Câmara Municipal aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei de autoria do vereador Toninho Vieira, que cria o "Programa Adote uma Árvore Digital Solar". Agora, depende apenas da sanção do prefeito Ademario Oliveira para a implantação.
"Temos milhares de desempregados na Cidade. As pessoas estão com dificuldades para comprar o básico para suas casas. Por isso, minha ideia de fornecer o wi-fi de graça em vários pontos da Cubatão. Serve tanto para suporte para quem procura um trabalho, quanto para o lazer também", disse Toninho Vieira.
Vieira ressaltou que a árvore digital solar será instalada por meio de parceria com pessoas físicas ou jurídicas. "A empresa colocará sua marca e ficará responsável pela manutenção e reposição de peças.Agora, a publicidade não poderá ser cunho político; cigarro; bebidas; publicações eróticas; jogos de azar; armas", disse.
A árvore digital não acarretará custos para a Prefeitura já que ela será abastecida por energia solar, captada nos seus painéis. "Um projeto inovador e que não existe na região. Teremos internet de graça nas escolas, parques, praças; clubes e áreas de lazer. Todos ganham com isso", afirmou Vieira.