Estimular a produção cinematográfica da região e o acesso democrático ao cinema. Estes são alguns dos objetivos do projeto Hoje é Dia de Curta, que abre suas atividades no domingo (2), no Cine Arte Posto 4 (orla da Praia do Boqueirão). A iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult) vai oferecer sessões gratuitas à população, com a exibição de curtas-metragens produzidos por talentos da Baixada Santista.
Neste primeiro dia, as sessões serão realizadas às 16h, 18h30 e 21h, e o público poderá conferir curtas-metragens premiados que representaram Santos no festival de Busan (Coréia do Sul), além de duas produções coreanas. Serão exibidos Numero Um, de Marcela Akaoui; Super, de Ricardo Bueno; Pelo Seu Olhar, de Dand Queiroz; Meu Pequeno Irmão, de Seung-Hyuk, e Novos Caminhos, de Jung-Moon Choi.
Os produtores que desejarem exibir seus curtas-metragens nas sessões do projeto, que serão realizadas sempre no último domingo do mês no Cine Arte Posto 4, podem consultar os pré-requisitos no decreto 8.196, publicado na edição do Diário Oficial do dia 22 de agosto de 2018, e enviar o link do curta para o e-mail [email protected].
“Estamos abrindo uma nova janela para os curtas-metragens. O universo dos curtas fica muito restrito aos festivais, por isso queremos dar chance ao grande público que gosta de cinema de ter contato com estas produções”, comentou Raquel Pellegrini, secretária-adjunta de