Projetar do clássico ao contemporâneo e ir além das megaproduções de Bollywood. Este é o intuito da Mostra de Cinema Indiano, realizada pela Cinemateca de Santos. Neste sábado (1º), às 20h, a sala exibe o drama "O Navio de Teseu". Primeiro longa de Anand Gandhi, o filme é inspirado em um mito grego, o Paradoxo de Teseu, e discute identidade e sentido na vida contemporânea. A Cinemateca fica na Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande. A entrada é gratuita.
A trama de O Navio de Teseu se desenvolve através de três personagens e suas histórias: uma fotógrafa lida com a perda de sua visão após um procedimento clínico; um monge erudito precisa enfrentar um dilema ético e um jovem corretor da bolsa de valores, que segue o rastro de um rim roubado e aprende como a moralidade pode ser complexa.
O filme foi selecionado para a première do International Film Festival of India e ganhou prêmios de Melhor Filme no National Film Awards e no Festival Internacional de Cinema da Transilvânia. Também faturou troféu no Festival Internacional de Cinema de Tóquio e foi agraciado com o Prêmio do Júri de Excelência Técnica no Festival de Cinema de Mumbai, além da conquista da categoria de Melhor Atriz, no Festival Internacional de Cinema de Dubai.
Foto: divulgação