Cinema

Curtas-metragens de diretores santistas são selecionados na Coreia do Sul

21/05/2019
Curtas-metragens de diretores santistas são selecionados na Coreia do Sul | Jornal da Orla

Dois curtas-metragens de Santos foram selecionados para integrar a programação do 3º Busan Intercity Film Festival (3º Festival de Cinema Interurbano de Busan), realizado na Coreia do Sul, que acontece do próximo dia 31 a 3 de junho. São eles, a ficção Número Um (Number One), dirigida por Marcela Akaoui, e o drama Super, de Ricardo Bueno. 

 

Marcela e Ricardo são formados no Centro Universitário São Judas – Campus Unimonte. Ela em Cinema e Audiovisual, em 2018;  ele, em Rádio e TV, em 2012. Os dois trabalhos foram realizados quando ainda estavam na faculdade.

 

O Comitê Executivo do festival, que integra a programação da Rede Criativa da Unesco, da qual Santos participa na área de Cinema, selecionou trabalhos que abordem o tema Our City (Nossa Cidade). O objetivo do evento é destacar a diversidade cultural e as identidades regionais.

 

Número Um

'Número Um' conta a história do crítico de cinema Giovanni, que decide dirigir seu primeiro filme e enfrenta as dificuldades do processo de produção. A obra já foi selecionada em cinco festivais nacionais.

 

O curta de Marcela, que foi o TCC apresentado pela ex-aluna em 2017, mostra cenários bastante conhecidos de Santos, como a Bolsa do Café e a Rua XV de Novembro. "A minha condição era pouco dinheiro e ex-alunos de Santos, amigos, que se propuseram a fazer parte da equipe", explica a diretora.

 

Super

Já 'Super' discute os sonhos e aspirações das pessoas na sociedade contemporânea. O filme foi todo gravado em Santos, em 2013. "Surgiu de uma proposta do amigo e professor Alyson Montrezol, para que fizéssemos um filme com película. Ele nos emprestou sua câmera Super 8, e gravamos", conta Bueno.

 

De acordo com Bueno, a equipe técnica é toda composta por cineastas de Santos, amigos vindos da mesma universidade. No elenco, tem a adição do paraguaio Bruno Sosa, como protagonista.

 

Além de concorrer em Busan, a produção foi selecionada para outras mostras internacionais, como Canadá e Moçambique. 

 

Foto: Reprodução/Número Um