A comédia "Lage Raho Munna Bhai" é o filme desta semana na Mostra de Cinema Indiano da Cinemateca de Santos, neste sábado (18), a partir das 20h.
Dirigido por Rajkumar Hirani, o longa-metragem conta a história de Munna, um simpático gangster que começa a ter visões de Gandhi. Com o passar do tempo, ele utiliza sua associação com o ativista para ajudar pessoas comuns com seus problemas.
A Cinemateca fica na Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande. Mais informações pelo telefone 3251-1613.
Legado da produção
Lançado em 2006, Lage Raho Munna Bhai foi aclamado pela crítica especializada e teve uma série de projeções proeminentes. Sucesso de bilheteria, ganhou a classificação de blockbuster no site Box Office India, após arrecadar mais de 2,73 bilhões de dólares.
O longa recebeu uma série de prêmios, incluindo quatro National Film Awards. Também foi o primeiro filme hindi (língua indo-ariana, derivada do sânscrito) a ser exibido nas Nações Unidas e teve sessão na Tous Les Cinema du Monde, como parte do Festival de Cannes.
A comédia foi responsável por popularizar o termo ‘gandhigiri’, um neologismo usado para expressar os princípios do gandismo em termos contemporâneos. Vidhu Vinod Chopra apresentou o filme como uma entrada independente para o Oscar de 2007, na categoria Melhor Filme Estrangeiro. A produção também causou forte impacto cultural na sociedade indiana e reviveu o interesse por livros sobre Gandhi, em particular sua autobiografia.