Notícias

Campanha de prevenção e combate ao câncer de boca em PG

22/04/2019
Campanha de prevenção e combate ao câncer de boca em PG | Jornal da Orla

Praia Grande inicia a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca no dia 1º de maio. Os exames e orientações aos pacientes serão realizados em todas as 27 Unidades Saúde da Família da Cidade. 

As causas clássicas do paciente que desenvolve câncer de boca são o consumo excessivo de cigarro e álcool. No entanto, existem outros fatores de risco, como, por exemplo, o HPV, que pode levar uma pessoa que nunca fumou e/ou bebeu a desenvolver a doença. Outros exemplos de fatores são a má higiene oral, próteses mal adaptadas e uma dieta pobre em nutrientes.

Sintomas
Os sintomas do câncer de boca são feridas (semelhantes a aftas) na boca com mais de 15 dias de evolução e que não cicatrizam e caroços no pescoço endurecidos. Normalmente, as lesões iniciais são indolores. O diagnóstico é feito por meio de uma biópsia. Então é removido um pequeno fragmento da lesão e enviado ao laboratório, onde passa por análise em microscópio e é estabelecido o diagnóstico.

Público-alvo
A campanha tem como público alvo pessoas acima de 40 anos, pois grande parte dos casos da doença ocorre nessa idade. No entanto pessoas de todas as idades são incentivadas a procurar atendimento.