Escolher um perfume não é uma tarefa fácil. Ele deve combinar com o clima, com a ocasião e, principalmente, com a sua personalidade. Para não errar no momento de definir o seu perfume, é importante saber a diferença entre os tipos existentes.
Qual a diferença?
Perfume, colônia, deo colônia, body splash… São tantos nomes e opções que até confundem quem tem a missão de optar por um. A diferença entre eles está na concentração das matérias-primas utilizadas na produção.
Segundo especialistas, o termo "perfume" deveria ser adotado apenas para designar o extrato, o tipo de mistura que contém a mais alta proporção de fragrância concentrada com o menor teor de álcool possível. Portanto, a concentração da fragrância é o fator que determina as nomenclaturas. Confira as características de cada uma delas:
Parfum (extrato)
O Parfum, por ter a maior quantidade de óleos essenciais – acima de 30% – é a classificação mais forte das concentrações. A aplicação deve ser feita em pequenas gotas para não exagerar, já que tem duração prolongada, podendo permanecer na pele por mais de 24 horas. A fragrância é indicada para ser usada à noite e em dias frios de inverno.
Eau de Parfum (água de perfume)
Mais comum nas prateleiras, é uma fragrância com a essência bastante concentrada. A quantidade de óleos aromáticos fica entre 15% e 25% e sua durabilidade é de oito a 10 horas. A aplicação é feita com spray: borrifar duas ou três vezes. Também é mais indicado para locais de clima frio ou durante a noite.
Eau de Toilette (água de toalete) ou Deo colônia (desodorante colônia)
É um tipo de perfume suave e tem concentração mais leve de óleos essenciais – de 8% a 12%. A durabilidade fica entre seis e oito horas. A fragrância é ideal para o clima brasileiro e pode ser usada em momento e em todas as ocasiões.
Splash, águas, body mist
Podem ser aplicadas várias vezes ao dia, já que duram apenas de duas a quatro horas. A concentração é de 3% a 5% de fragrância. Perfeitos para serem usados em dias mais quentes.