Levantamento feito pela empresa de marketing digital SEMrush revelou os dez pontos turísticos nacionais mais pesquisados pelos brasileiros. Confira:
1. Pão de Açúcar (RJ) – 334 mil pesquisas
Localizados no bairro da Urca, oferece uma das visões mais privilegiadas do Rio de Janeiro. O acesso é feito por um charmoso bonde teleférico, que já serviu até de locação para filme de James Bond (007).
2. Cristo Redentor (RJ) – 92 mil
Estátua de 38 metros de altura, localizada a 790 metros acima do nível do mar, na capital fluminense.
3. Ilha do Mel (PR) – 80 mil
Localizada no litoral do Paraná, perto de Paranaguá, é famosa por abrigar algumas das praias mais bonitas do Brasil. Outros atrativos são as trilhas por áreas de restinga e Mata Atlântica preservada.
4. Elevador Lacerda (BA) – 31 mil
Localizado na capital baiana, foi o primeiro elevador urbano do mundo. Com 63 metros de altura, liga as Cidades Alta e Baixa. Transporta em média 28 mil pessoas por dia.
5. Pomerode (SC) – 31 mil
Conhecida como “a cidade mais alemã do Brasil”. Realiza diversos eventos destacando a música, dança, comidas e bebidas do país europeu.
6. Praia do Espelho (BA) – 24 mil
Localizada em Trancoso, sul da Bahia, atrai visitantes do Brasil e também do exterior pelo visual paradisíaco e tranquilidade.
7. Pelourinho (BA) – 21 mil
Berço da cultura afrobrasileira, e notável por suas construções históricas barrocas, é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
8. Corcovado (RJ) – 20 mil
É o morro onde está a imponente estátua do Cristo Redentor, um dos grandes cartões postais do Rio de Janeiro —e também do Brasil.
9. Petar (SP) – 15 mil
Cavernas, grutas naturais, cachoeiras e florestas são alguns dos atrativos do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, localizado no sul do estado de São Paulo.
10. Centro Cultural Banco do Brasil – 13,5 mil
Construção histórica localizada no centro do Rio de Janeiro, inaugurada em 1906, abriga diversas exposições, palestras, cursos, apresentações de teatro e música. Além da programação, se destaca pela imponência do prédio e do rico acervo permanente.
Foto: Divulgação/Embratur