
Todo mundo sabe a importância de passar protetor solar na pele para evitar problemas, que vão do envelhecimento precoce ao câncer. Mas algumas regiões do corpo acabam “esquecidas”. A dermatologista Claudia Marçal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, indica sete áreas que também devem ser lembradas:
Cantos e ponta do nariz
Como é um dos pontos ‘altos’ do rosto, o nariz é um dos primeiros a ficar vermelho, a sofrer com as queimaduras e, no futuro, com manchas e até mesmo câncer.
Região da boca e lábios
Ao redor dos lábios e do bigode, o fotoprotetor deve ser bem aplicado para prevenir a formação de manchas e evitar ou suavizar o famoso “código de barras” (rugas verticais que se alojam no contorno do lábio superior). No caso dos lábios, deve-se usar batons ou hidratantes labiais.
Orelhas
Ao longo do tempo, podem apresentar feridas por conta do sol. É preciso aplicar (e reaplicar!) o protetor em cada curva e cantinho, além de usar chapéu com abas largas.
Nuca
Mesmo que seja longo, o cabelo não protege das queimaduras solares na nuca. Use o fotoprotetor.
Dorso dos pés
Muitas vezes na praia, o corpo fica na sombra, mas o pé está recebendo a radiação diretamente. Espante o medo de a areia colar nos seus pés e aplique o filtro!
Mãos
É uma das primeiras regiões do corpo a apresentar rugas , flacidez e manchas, e este processo pode ser acelerado com a exposição ao sol. Protetor solar nelas!
Pálpebras e canto interno dos olhos
Por ser incõmodo aplicar o protetor nestas regiões, elas acabam negligenciadas. Mas é imporante aplicar o fotoprotetor, além de usar chapéu e óculos de sol, com proteção Ultravioleta (UV), que resguardam também os olhos.
Deixe um comentário