Notícias

Alterações de pele nos idosos

03/11/2018 Da Redação
Alterações de pele nos idosos | Jornal da Orla

A pele é um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos.  A junção de fatores fisiológicos e condições externas (exposição solar, poluição, tabagismo, alimentação inadequada, estresse etc.) resulta em uma pele ressecada, com marcas e sinais na fase idosa. 

Segundo a dermatologista Teresa Noviello, os problemas de pele que mais atingem a pessoa idosa abrangem desde condições de menor gravidade, como as dermatites e manchas, até doenças mais graves, como o câncer de pele. 

A dermatite, apesar de não ser uma condição específica desta faixa etária, aparece exatamente quando a pele vai perdendo sua hidratação e oleosidade natural. “A pele muito desidratada repercute em coceiras intensas. Em alguns casos, essa situação pode levar a um processo de escoriações e infecções secundárias, pois a unha é uma região de grande contaminação bacteriana”, lembra a médica.

 

Manchas senis – Outro problema comum são as manchas. Teresa Noviello explica que quando escuras ou amarronzadas podem ser  decorrência da exposição excessiva ao sol no decorrer dos anos. Os angiomas se apresentam em forma de bolinhas vermelhas ou pápulas de sangue. Já as ceratoses também são manchas senis que se dividem em duas categorias, seborreica (acastanhadas com casquinhas) e actínica (lesões brancas com casquinhas). Para todos os casos há tratamentos.

Cuidados no dia a dia – A dermatologista ressalta que alguns cuidados devem ser adotados no dia a dia para evitar o surgimento das dermatites. ”O ideal, por exemplo, é nunca passar o perfume diretamente na pele, mas sim por cima da roupa, sempre lavando as mãos após a aplicação. Optar por produtos mais naturais e menos sintéticos também é uma boa medida. Quem já sabe que possui alergia a fragrâncias deve procurar perfumes hipoalergênicos”, recomenda. Outra medida simples é manter o corpo hidratado, hábito que deve ser adotado desde cedo e intensificado durante o envelhecimento. Pessoas que ingerem bastante líquido no transcorrer do dia e fazem o uso constante de um bom creme hidratante terão maior facilidade em manter o aspecto saudável da pele em idades mais avançadas.