Santos

Semana da Saúde da População Negra em Santos oferece tendas com serviços

22/10/2018
Semana da Saúde da População Negra em Santos oferece tendas com serviços | Jornal da Orla

Tendas com aferição de pressão, teste de glicemia e informações sobre a anemia falciforme estarão à disposição do público em diferentes pontos da Cidade até sexta-feira (26), entre 9h e 16h. Os serviços integram a programação da Semana da Saúde da População Negra.

A expectativa é de que cerca de mil pessoas sejam atendidas a cada dia, em iniciativa da Coordenadoria de Igualdade Racial, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal da Comunidade Negra.

As equipes de atendimento são formadas por estudantes de Enfermagem da Escola Técnica de Congonhas (Eacon), do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senac), da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e do Centro Universitário São Judas Tadeu. 

Falciforme
Segundo o presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Ivo Miguel Evangelista, a anemia falciforme afeta hoje 50 mil brasileiros, a maioria afrodescendente. “Os sintomas são dores nas juntas e nos ossos, pois os glóbulos sanguíneos não passam pelas articulações”.

Ele lembra que há opções de tratamento. “A Secretaria Nacional de Saúde está desenvolvendo um programa de tratamento com células-tronco, que ajuda muito na cura dessa doença, que pode ser diagnosticada pela eletroforese de hemoglobina ou, no caso de bebês, pelo teste do pezinho”. 

Locais
Dia 22: Praça Mauá, no Centro
Dia 23: Praça das Bandeiras, no Gonzaga
Dia 24: Praça Guadalajara, no Morro Nova Cintra
Dia 25: Praça Jerônimo la Terza, Rádio Clube
Dia 26: Praça Mauá, no Centro