Dirigido por Dino Menezes, o filme História Oral da Gente de Santos tece uma rede de memórias por meio do despertar das histórias que foram perdidas ao longo do tempo. A produção tem exibição gratuita nesta segunda-feira (15), às 21h, no Cine Arte Posto 4 (orla do Gonzaga, próximo ao Canal 3).
A noite tem abertura da contadora de histórias Camila Genaro, que apresenta o espetáculo Lendas Santistas. Ao término da sessão ocorre bate-papo com o diretor.
Projeto audiovisual que documenta a tradição da oralidade, dando forma, cor, textura e imagens para o poder da palavra, a produção foi contemplada pelo 6º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes no Município de Santos, com verba do Fundo de Apoio à Cultura.
O diretor explica que em cada esquina da cidade de Santos existe uma história para ser contada. Em cada olhar do seu povo são guardadas memórias, verdadeiras relíquias.
“Percorremos lendas famosas e anônimas, respondemos algumas perguntas que inquietam os santistas mais novos e os turistas que nos visitam”, conclui Menezes.