TV em Transe

Cuidado com a Ursal!

16/08/2018
Cuidado com a Ursal! | Jornal da Orla

Quem disse que debate entre candidatos a cargos do Executivo é perda de tempo? O primeiro encontro entre os postulantes à Presidência da República não trouxe apenas aquele caminhão de propostas e soluções mágicas para os problemas do Brasil. Também tivemos informação – na verdade, uma revelação bombástica!

 

Ou você já sabia de existência da Ursal – União das Repúblicas Socialistas da América Latina???

 

Além de tirar o debate do marasmo – até o Bolsonaro estava manso –  cabo Daciolo (partido Patriota) abriu os olhos da população para esta perigosa e ardilosa conspiração que ameaça nossa liberdade.

 

Para quem ainda não sabe, ele perguntou a Ciro Gomes (PDT): “O que o senhor pode falar aqui para a nação brasileira sobre o Plano Ursal?”.

 

Incrédulo, Ciro disse não saber do que se tratava. E o cabo esclareceu:

 

“Nova ordem mundial, tirando todas as fronteiras para fazer uma única nação. Poucos ouviram falar disso e vai ser pouco divulgado. Quero deixar bem claro que no nosso governo o comunismo não vai ter vez”.

 

Nossa, imagine como seria a América Latina unificada tomada pelos socialistas. No futebol, sai a Libertadores e entra a Copa Ursal, mais conhecida como “Fidelzão”, pois o troféu em forma de charuto faz alusão ao ex-líder cubano.

 

Nas escolas e eventos públicos, os hinos dos países que compõem o bloco são substituídos pela Internacional Comunista!

 

Aliás, no ensino, nada de “Escola sem partido”. Temos, sim, a “Escola COM partido”, onde são obrigatórias as leituras de “O Capital”, de Karl Marx, e da biografia de Che Guevara.

 

Ironia – Falando sério, como surgiu essa história de Ursal? A sociológa Lucia Victor Barbosa inventou o termo em 2001, para ironizar um discurso de Lula durante o Foro de São Paulo realizado em Cuba. 

 

"Mas qual seria essa tal integração no modelo Castro-Chávez-Lula? Quem sabe, a criação da União das Republiquetas Socialistas da América Latina?", sugeriu ela em um texto publicado por alguns blogs na época.

 

Acontece que alguns não entenderam aquilo como uma ironia. “Eu falava para as pessoas não passarem, mas não teve jeito e espalhou”, disse a socióloga em entrevista à Folha de S.Paulo. “E olha onde foi parar, fiquei boba”, comentou, ao ver a Ursal ser citada no debate pelo cabo Daciolo.