Com o tema 'Nossa Intervenção é o Teatro', o 15º Festac – Festival de Teatro de Cubatão tem início nesta sexta-feira (3), no recém-inaugurado Parque Linear do Pinhal do Miranda. Após sete anos, o festival retorna, com cerca de 20 atividades gratuitas até o próximo dia 19. Serão espetáculos, oficinas, mesa-redonda e performances em diferentes lugares: do Centro à Vila Esperança, do Jardim Nova República até o Sítio Cafezal.
Nesta sexta (3), às 17h, acontecerão as performances dos artistas locais Matheus Lípari, Julia Alves e Luana Albeniz. Em seguida, haverá o sarau do Coletivo Novo Paraíso, que reúne agentes culturais com objetivo de se tornar uma plataforma para todas as artes, troca de saberes, vivências e ações colaborativas.
Às 19h30, o parque terá uma cerimônia de abertura, seguido da apresentação do espetáculo 'De Repente Thiago', da Esquadrilha Marginália de Teatro de Rua. Inspirado no universo das obras de Ariano Suassuna, a esquete narra a história de três jovens retirantes que, de passagem pela cidade, contam os causos de Thiago, um humilde nordestino que tenta provar sua inocência diante do tribunal celeste.
Com dramaturgia colaborativa e direção de Sander Newton, o elenco é formado por atores-criadores Luiz Guilherme Santos, Lucas Pereira e Michel Do Carmo. No caso de chuva, as atividades do dia 3 serão transferidas para a UME Estado de Alagoas (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda).
Toda a programação está disponível no site.