
É normal a sensação de formigamento e dormência nas pernas quando se fica longos períodos na mesma posição, como sentado em cima dos pés, mas basta mudar a postura para que ela se dissipe. O problema é quando essa sensação se torna constante, sinal de que algo está errado com sua circulação e pode indicar desde o surgimento de varizes até condições mais sérias, como doenças cardiovasculares. “Neste caso, é importante consultar um médico especializado para descobrir as causas do problema”, orienta a angiologista Aline Lamaita.
Fluxo de sangue
Segundo ela, a sensação de dormência nas pernas pode estar relacionada, por exemplo, à insuficiência do fluxo de sangue, muito comum em casos de varizes. Porém, também pode indicar doenças ainda mais sérias, como a aterosclerose, condição caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, que podem bloquear o fluxo sanguíneo e causar um acidente vascular cerebral (AVC) ou até mesmo um infarto.
“Caso a pessoa sinta apenas um lado do corpo formigar, geralmente o rosto, perna e braço, pode ser sinal de AVC, resultado da falta de sangue no cérebro. Já quando a dormência se irradia para o braço, principalmente o esquerdo, e vem acompanhada de outros sintomas, como dor no peito, dificuldades respiratórias, fraqueza muscular, náuseas e suor, pode ser o início de um infarto”, alerta a angiologista.
É possível prevenir
Aline Lamaita informa que é possível prevenir estas doenças através de alguns cuidados básicos: manter o peso sob controle, realizar exercícios físicos, ter bons hábitos de vida e uma alimentação adequada, com menos gorduras saturadas e açúcar. "Muitas doenças vasculares podem ser controladas se tratadas assim que descobertas, pois o diagnóstico precoce evita complicações mais graves e difíceis de resolver", finaliza.
Deixe um comentário