Manual do Viajante

Como lidar com as crianças no avião

16/12/2017
Como lidar com as crianças no avião | Jornal da Orla

A época de férias escolares é o melhor momento para viajar em família, o que requer cuidados, principalmente se a viagem envolver crianças e o meio de transporte for o avião.

 

“Quanto maior o tempo de voo, maior a necessidade de um planejamento para que tudo corra bem. Além disso, alguns pais podem ter medo de voar e, com isso, passar essa ansiedade para os filhos”, lembram as psicólogas Fernanda Queiroz e Paola Casalecchi, da VOE Psicologia, que elaboraram algumas dicas para vivenciar a experiência com tranquilidade:

 

Gerencie seu medo – Lembre-se que o medo é seu e não do seu filho. Como as crianças copiam os comportamentos dos adultos, especialmente dos pais, é importante que você não demonstre seu receio sobre voar. 

Converse com a criança – É muito importante preparar a criança, especialmente aquelas que já falam e entendem os pais, para a viagem. A ansiedade, muitas vezes, surge por medo do desconhecido. Se for a primeira viagem de avião, explique o que acontece e como ela deve se comportar. 

Chegue cedo ao aeroporto – Crianças costumam ficar fascinadas com pousos e decolagens. Assim, planeje chegar um pouco antes para poder mostrar os aviões, usar o banheiro e comer.

Diversão a bordo – No caso das crianças organize jogos, livros e brinquedos para distração durante o vôo, principalmente os de longa duração. Algumas aeronaves contam com filmes e videogame também.

Abrace – Nada melhor que a criança se sentir segura. Aproveite a viagem para abraçar, dar colo ou até mesmo ficar de mãos dadas com a criança. 

Alimentação – Leve biscoitos ou outros alimentos permitidos que a criança está acostumada. Se a criança ainda mama no peito é uma excelente maneira de evitar dor de ouvido, especialmente no pouso e na decolagem.

 
Se o medo persistir –  O ideal é tirar o foco, falando de outros assuntos. Os pais também podem orientar a criança a respirar, pois a respiração lenta e profunda ajuda a diminuir a ansiedade.