Manual do Viajante

chr39Lendaschr39 sobre avião podem agravar medo de voar

04/11/2017
chr39Lendaschr39 sobre avião podem agravar medo de voar | Jornal da Orla

Dúvidas e mitos sobre as funcionalidades do avião podem agravar o quadro em quem tem medo de voar, pois a pessoa cria pensamentos disfuncionais, justamente pela falta de conhecimento. "Notamos em nossos atendimentos e em nossos cursos que há muito desconhecimento sobre os aspectos técnicos da aviação", diz a psicóloga Fernanda Queiroz, da VOE Psicologia, primeira empresa especializada no tratamento do medo de voar, que elencou os principais mitos e verdades sobre a aviação:
 

Avião pode voar com um motor só.  Verdade
Para mantê-los no ar em constante movimento, os aviões comerciais modernos são equipados com dois ou mais motores. Caso haja alguma pane em algum motor, o outro assume toda a sustentação da aeronave e passa a exercer um pouco mais de força para compensar esta falta.

 

O pouso e a decolagem são mais os momentos mais perigosos.  Verdade 
O pouso e a decolagem são os momentos em que os pilotos têm menos tempo de decisão para manobras de emergência. Segundo levantamento da Boeing, apenas 16% dos desastres fatais são registrados durante o vôo de cruzeiro, quando o avião está com altitude e velocidade estabilizadas.

 

Pássaros podem derrubar um avião.  Depende
Grandes aves podem causar sérios danos e até derrubar uma aeronave. Isso só aconteceria se o choque for no motor ou na turbina com força suficiente para causar estragos nas palhetas, que são as hélices que sugam o ar. Partes do animal e das hélices podem entrar no motor, fazendo com que a turbina pegue fogo e pare de funcionar. Entretanto, acidentes com grandes aves não são comuns, já que as turbinas podem suportar colisões com objetos de até 3,6 kg (o urubu pesa 1,5 kg), e os aviões voam a altitudes muito maiores do que as alcançadas por pássaros.

 

A porta do avião pode ser aberta em pleno vôo.  Mito
As portas só podem ser abertas se a pressão no interior e no exterior da aeronave forem virtualmente a mesma, algo impossível durante um vôo comercial. Isso só acontece mesmo na ficção. 

 

Um raio pode derrubar um avião.  Mito
Tempestades e raios não aumentam o risco de acidente, já que a aeronave é preparada para este tipo de situação. Se uma descarga elétrica atingir o avião, o máximo que pode acontecer é danificar o sistema, mas não chega a comprometer a segurança. Caso isso aconteça, uma inspeção completa será realizada logo depois da aterrissagem.

 

O meio do avião é o lugar mais seguro. Mais ou menos 
Dados da agência que regula a aviação civil nos Estados Unidos (a FAA) indicam uma maior segurança para quem fica na parte traseira do avião e na poltrona do meio. Mas não se trata de uma regra e tudo depende das causas e circunstâncias em caso de acidente, ou ainda do fator sorte.

 

O assento vira uma bóia.  Verdade
Os assentos flutuantes possuem certificação de órgãos competentes, podendo suportar pesos acima de 100 Kg.

 

Celular ligado pode derrubar o avião.  Mito
Este é um assunto bastante debatido no setor aéreo. Segundo relatório de 2014 da Agência Europeia para Segurança da Aviação, dispositivos eletrônicos não representam um risco para a segurança, ficando a cargo da companhia aérea liberar ou não o uso a bordo. Inclusive há diversas empresas, como Emirates, Virgin e British Airways, que oferecem serviços de chamadas durante voos.