Em um país de tantas belezas naturais, a deslumbrante harmonia entre 155 mil hectares de um deserto de areias brancas e milhares de lagoas límpidas formadas pela chuva compõem uma beleza exclusiva do Brasil e está no Maranhão. Em processo geológico raro, a natureza criou, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um 'mar' de dunas, lagoas e manguezais, oferecendo uma das paisagens mais cênicas do país.
O parque foi criado em 1981 e tem as cidades de Barreirinhas e Santo Amaro como portas de entrada. Distante 270 km da capital São Luís e às margens do Rio Preguiças está Barreirinhas, cidade pequena e aconchegante que oferece boa infra-estrutura turística e diversidade de lazer.
Já Santo Amaro, a 90 km de Barreirinhas, é conhecida como o 'paraíso escondido dos Lençóis', por ser quase que inacessível. O lugar abriga paisagens paradisíacas como a Lagoa da Gaivota, com sua água azul-turquesa, e a Lagoa da Andorinha, mas para chegar lá são 36 km de estrada de areia e natureza virgem, feito somente por veículos com tração 4×4.