Santos

Mais de 500 pessoas aderem à campanha de doação de órgãos

18/09/2017
Mais de 500 pessoas aderem à campanha de doação de órgãos | Jornal da Orla

Você sabia que para doar seus órgãos basta avisar a família, não sendo mais necessário fazer constar no documento de identidade? Que apenas no setor de nefrologia da Santa Casa de Santos, 250 pacientes aguardam por um transplante de rim?

 

Para chamar a atenção para estas e outras informações e realidades, ocorreu no domingo (17), a 2ª Caminhada pela Vida (Setembro Verde) – Ação para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, com apoio da prefeitura. O evento teve a participação de mais de 500 pessoas, que partiram da Concha Acústica às 11h30, seguiram até a avenida Conselheiro Nébias e à Praça das Bandeiras, retornando após ao local de partida.

Uma das organizadoras da caminhada, Cláudia Pinho Lázaro, 46, aguarda por um rim há oito anos, fazendo hemodiálise três vezes por semana durante este período. Aposentada, disse que leva vida normal, até realiza apresentações de dança de salão, graças ao tratamento permanente que faz com a nefrologista da Santa Casa, Soraya Kuyumjian Freitas, que acompanhou a caminhada. “Se ela conseguir o rim, não precisa mais fazer hemodiálise, mas continua se tratando”, disse a especialista.

Cláudia destacou que é preciso investimentos na captação de órgãos e tecidos, bem como nos profissionais.  Ela acredita que a caminhada alimenta o interesse das pessoas em colaborar, e também a esperança dela e de tantos outros de sair da fila do transplante. “Há um rapaz aqui, hoje, que na primeira edição da caminhada era paciente e este ano é transplantado”.