Santos

No primeiro debate sobre Plano Diretor, moradores dos morros destacam habitação

29/08/2017
No primeiro debate sobre Plano Diretor, moradores dos morros destacam habitação | Jornal da Orla

Habitação. Este foi o tema mais destacado na primeira audiência pública sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento e Expansão Urbana, realizado no Morro da Nova Cintra, nesta segunda-feira (28).

Os munícipes que participaram do encontro puderam conhecer a proposta de revisão da lei que norteia outras regras de planejamento urbano de Santos, e ainda colaboraram com sugestões. Presidente da Associação por Moradia Popular dos Morros de Santos, Luiz Carlos de Souza demonstrou preocupação com o critério de seleção nos programas de habitação para a população de baixa renda. “Tem algum projeto para selecionar as pessoas que necessitam de habitação?” Ele entende que não é justo que um munícipe que já tem casa, seja beneficiado com outra moradia.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, uma das novidades previstas na alteração do Plano Diretor é a criação de um cadastro único das famílias atendidas pelos projetos habitacionais e de regularização fundiária. “É fundamental que a gente consiga implementar esse cadastro”. A ideia é organizar numa única base de dados, informações da CDHU, Cohab e Prefeitura.

Moradora do Morro da Nova Cintra, Amanda Christovam de Matos, gostou da ideia do cadastro único. Ela acredita que a medida vai garantir mais transparência ao processo. Presidente da Associação Morada das Águas e membro do Conselho de Habitação Metropolitano, Isabel Cristina Pereira, destacou que é preciso mapear as áreas disponíveis para a implantação de projetos habitacionais e também melhorar o diálogo entre as entidades de habitação e a Prefeitura.

Outras regiões
Temas como desenvolvimento econômico, organização territorial e mobilidade urbana também integram o Plano Diretor. Para debater esses e outros assuntos, serão realizadas mais quatro audiências públicas. Nesta terça-feira (29), o encontro será no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura (Rua Pedro II, 25), às 18h. Para participar não é necessária inscrição prévia.

Aqui é possível enviar sugestões. Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano vão analisar as propostas para inserir o que for pertinente na minuta do projeto que será encaminhado à Câmara de vereadores.

Audiências
29/8 – 18h – Zona Central – Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Santos (Rua Pedro II, 25, Centro)
30/8 – 18h – Zona Noroeste – Centro Esportivo da Zona Noroeste (Rua Fausto Felício Brusarosco s/nº, Castelo)
31/8 – 18h – Área Continental Escola Judoca Ricardo Sampaio (Rua Xavantes, 70, Caruara)
2/9 – 9h – Zona Leste – Escola Maria Carmelita Proost Villaça (Avenida Professor Aristóteles Menezes, 11, Ponta da Praia).