Mergulhar, conhecer a diversidade da vida marinha e descobrir a importância de preservar o mar. Essa é a proposta da peça “Oceano”, do grupo paulista XPTO, que está em cartaz em Santos, pela primeira vez. As sessões gratuitas e de classificação livre acontecem no Sesc e no Teatro Municipal entre os dias 8 e 19 deste mês.
A iniciativa faz parte das atividades de educação ambiental do Projeto Mantas do Brasil, que tem o patrocínio da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos. A equipe do projeto pesquisa e promove a conservação das raias mantas gigantes, incidentes no litoral brasileiro, em especial na costa paulista.
“Oceano” propõe uma visita para explorar e desvendar os mistérios no fundo mar. O espetáculo é ambientado como se o público estivesse debaixo d'água e é encenado com seres marinhos. Entre anêmonas e corais, nadam tubarão-martelo, atum, peixe-espada e até animais exóticos e luminescentes das profundezas dos oceanos; a presença da raia manta gigante promete ser um dos pontos altos da apresentação.
"Sensibilizar para mobilizar todos os públicos. Essa é o objetivo ao integrarmos a peça ao nosso plano de educação ambiental, visando justamente discutir a preservação desse ecossistema, essencial e, portanto, muito importante para todos nós", comenta a coordenadora do Projeto Mantas do Brasil, Paula Romano.
O grupo XPTO é dirigido por Osvaldo Gabrieli, que reúne premiações artísticas no Brasil e no exterior. Com caráter socioambiental, a peça Oceano, produzida pelo grupo, busca discutir o impacto humano no meio ambienta e, assim, sensibilizar o público para a necessidade da preservação.
Serviço:
Oceano XPTO – Sessões Gratuitas (Classificação Livre)
Sessões às 10h30; 13h30; 14h30; 15h30 (chegar 30 minutos antes de cada espetáculo)
Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida)
Teatro Municipal Santos (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias)
Entre os dias 15 (terça-feira) e 19 (sábado)
Sessões às 9h30; 10h30; 14h30; 15h30