O santista Guilherme Maia (Nita Alimentos/Associação Realizar/GT Nutrition/Transbrasa/Tênis Clube de Santos/Fupes) será o único atleta brasileiro da natação nas Surdolimpíadas, em Samsun, na Turquia. A competição exclusiva para surdos será disputada de 18 a 30 de julho.
Atual recordista mundial nos 100m nado livre, Guilherme também vai competir nos 200 m livres, 200m medley e em três provas da modalidade borboleta: 50m, 100m e 200m.
“Minha expectativa é trazer resultados de pódio para o Brasil. Estou me esforçando nos treinos para lutar pelo ouro. Meu técnico Guilherme Monteiro irá me acompanhar, e isso será muito importante para um bom desempenho”.
Guilherme Maia já participou de duas edições das Surdolimpíadas. Em 2009, nos jogos de Taipei, em Taiwan, foi 5º colocado nos 200 m borboleta, 6º lugar nos 200 m livre e nos 100 m borboleta. Já em Sófia, na Bulgária, em 2013, conquistou três das quatro medalhas do Brasil. Prata nos 100 m livre e bronze nos 200 m borboleta e 200 m livre.
Competição
Evento multidesportivo internacional, a competição é exclusiva para competidores com deficiência auditiva (perda bilateral a partir de 55dB). Organizada pelo Comitê Internacional de Desportos para Surdos (ICSD), é realizada a cada quatro anos. Esta é a 23ª edição da competição.
Para os jogos da Turquia, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) pretende levar uma delegação composta por 230 pessoas. Os atletas vão competir em 16 modalidades. Esta é sétima vez que o Brasil participa do evento.