De acordo com o Ministério do Turismo, existem 96 festejos distribuídos por 21 estados brasileiros e esta é a época mais divertida para visitar o Nordeste brasileiro, quando diversas cidades e capitais são invadidas por cores, músicas e sabores das festas de São João. As maiores e mais animadas estão em Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, que atraem milhares de pessoas.
Caruaru, a ‘Capital do Forró’
A cidade pernambucana, considerada a Capital do Forró, abre neste sábado (3) o “Maior e Melhor São João do Mundo”. A festa segue até 29 de junho e, durante o período junino, a cidade se transforma em verdade arraial, com extensa e variada programação – de shows com artistas famosos e concursos de quadrilhas ao tradicional festival de comidas típicas gigantes (como cuscuz e mugunzá), apresentações de cordelistas, repentistas e emboladores, bandas de pífanos, exposições de artes e muito mais.
As atividades acontecem em oito polos. Entre as atrações estão confirmados shows de Marília Mendonça, Aviões do Forró e Maiara & Maraisa. No próximo dia 11, em comemoração ao Dia dos Namorados, será realizada a Caminhada do Forró com o Maior Cuscuz do Mundo. Em 2016, a caminhada, que será acompanhada por trios elétricos, reuniu mais de 100 mil pessoas. Há mais de 40 anos, sempre na véspera do dia de São Pedro, é acesa uma fogueira de 15 metros de altura.
Campina Grande, o ‘Maior São João do Mundo’
Páreo duro para Caruaru, Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba, abriu sua festa nesta sexta-feira (2) e segue até 2 de julho com o “Maior São João do Mundo”. No Parque do Povo, local do palco principal, foram instaladas a cidade cenográfica, barracas com pratos típicos (como buchada de bode, purê de macaxeira e outras iguarias), bares, camarotes e ilhas para dançar o verdadeiro forró. Pela cidade há diversão para todos, com quadrilhas, Corrida do Jegue, trios de forró, Corrida da Fogueira …
A festa mais procurada do São João de Campina Grande é a tradicional São João da Spazzio e Vila Forró, que ocorrem nos dias 23, 24 e 25 de junho. Na programação artística estão confirmados shows de Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Elba Ramalho, Padre Fábio de Melo, Matheus & Kauan, Luan Santana, Maiara e Maraisa e outros.
Pelos quatro cantos
Região Sudeste – Estre os festejos da Região Sudeste em 2017, cadastrados no Calendário de Eventos do Ministério do Turismo, estão o São João de Belo Horizonte, em Minas Gerais (de 9 de junho a 9 de julho); a Festa de Santo Antônio em Miguel Pereira, no Rio de Janeiro (de 9 a 18 de junho), e a Festa Junina de Macedônia, em São Paulo (de 8 a 10 de junho).
Região Centro-Oeste – As festas da Região Centro-Oeste incluem o Arraial do Banho de São João de Corumbá, no Mato Grosso do Sul (de 22 a 25 de junho); Arraiá de Itumbiara, em Goiás (de 26 de junho a 2 de julho); o 15º Arraial de Santo Antônio em Campo Grande, Mato Grosso do Sul (de 10 a 13 de junho), e Festival de Quadrilhas de Santa Terezinha, no Mato Grosso (de 30 de junho a 2 de julho).
Região Norte – Estre as principais festividades da Região Norte estão o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas (de 30 de junho a 1º de julho); o Arraiá no Meio do Mundo em Macapá, no Amapá (de 29 de junho a 8 de julho); e o Arraial dos Caetés em Bragança, no Pará (de 8 a 11 de junho).
Região Nordeste – Embalados pelo som da zabumba, triângulo e sanfona, os festejos agitam o Nordeste brasileiro e aquecem a economia local. Entre os mais concorridos estão o São João de Campina Grande, na Paraíba (de 2 de junho a 2 de julho); o São João de Caruaru (3 a 29 de junho) e de Petrolina (16 a 24 de junho), ambos em Pernambuco; os Festejos Juninos de Mata de São João, na Bahia (20 a 24 de junho); e o São João de Maracanaú, no Ceará (de 1º a 10 de junho).