Cine Pagu
O projeto Cine Pagu exibe a comédia “Sou ou Não Sou” (foto). Dirigido por Alan Johnson e com elenco formado por Mel Brooks, Anne Bancroft, José Ferrer e Christopher Lloyd, entre outros, o filme é uma sátira do clássico Ser ou Não Ser, de Ernst Lubitsch. A história acompanha o astro dos palcos Frederick Bronski, que apresenta Pérolas de Hamlet enquanto sua esposa se diverte nos camarins com um jovem aviador. Tudo isso é interrompido quando a Alemanha invade a Polônia e a trupe teatral de Bronski tem que ajudar a Resistência Polonesa. Após a exibição, o público é convidado a participar da roda de conversa.
Quinta-feira (20). 18h. Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). Centro de Cultura Patrícia Galvão. Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Gratuito.
Cinemateca
Prosseguindo com a 1ª Mostra de Animação Japonesa, o espaço exibe o filme “O Túmulo dos Vagalumes”. Baseado na história real de Akiyuki Nosaka, contada no livro Hoturo no Haka, o drama, dirigido por Isao Takahata, conta a trágica história dos dois irmãos Setsuko e Seita, que vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe em um bombardeio e a convocação do pai para a guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e doenças.
Sábado (22). 20h. Cinemateca de Santos. Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande. Gratuito. Informações: 3251-1613. Classificação: 12 anos.
Cine Letras
O filme “Quanto Vale ou é Por Quilo”, livre adaptação do conto Pai Contra Mãe, de Machado de Assis, com direção de Sérgio Bianchi, integra mais uma edição do projeto Cine Letras, que tem como objetivo exibir produções cinematográficas que tracem um paralelo com a literatura. Após a sessão haverá bate-papo com o crítico de cinema Vinicius Carlos Vieira, do site CinemAqui. O drama, de 2005, faz uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social. Com Hérson Capri, Caco Ciocler, Ana Lucia Torre e Lázaro Ramos no elenco.
Terça-feira (25), às 18h30. Biblioteca de Artes Cândido Portinari (Av. Rangel Pestana, 150, Vila Mathias). Classificação: 14 anos. Gratuito.
Sesc Santos
Dentro da programação do Circuito Indie Festival, o Sesc exibe o filme “O que está por vir”. Nele, Nathalie ensina filosofia em uma escola secundária de Paris. Ela é apaixonada por seu trabalho, é casada e divide seu tempo entre a família, antigos alunos e sua mãe possessiva. Um dia, seu marido anuncia que a está deixando por outra mulher. De repente, Nathalie se percebe em completa liberdade e tem de reinventar sua vida.
Sábado (22). 16h. Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida). Classificação: 14 anos. Gratuito.
Bônus
Cine Arte Posto 4
O drama “A Criada”, premiado no festival de Cannes, se passa na Coreia do Sul de 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko (Kim Min-Hee). Só que Sookee e o vigarista Conde Fujiwara (Ha Jung-Woo), planejam dar um golpe ema Hideko. Fujiwara deseja se casar com a ricaça para, mais tarde, alegar que ela enlouqueceu, assumindo o controle de seus bens. Mas nasce uma atração entre Sookee e Hideko.
O longa fica em cartaz de quinta ao dia 26. Sessões às 16h, 18h30 e 21h. Cine Arte Posto 4. Praia do Gonzaga, próximo ao Canal 3. As entradas R$ 3. Classificação: 18 anos. Informações: 3288-4009.