Santos

2º Santos Arte Preta: Espaço ‘Leia Santos’ terá 10 escritores negros expondo seus trabalhos

09/11/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, a Secretaria de Cultura (Secult) promove, a partir desta quinta-feira (9), o ‘2º Santos Arte Preta’, festival com exposições, shows musicais, workshop, feira de arte, literatura, gastronomia e diversas atividades ligadas à cultura preta.

Como parte da programação, sábado (11) e domingo (12), o térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) será transformado em um espaço literário, com a biblioteca móvel do projeto ‘Leia Santos’, que distribuirá gratuitamente livros e gibis, e contando com a presença de 10 autores negros, que exporão as suas obras e estarão à disposição do público para interação, autógrafos e promoção da consciência negra.

Entre os autores presentes, a ação contará com a presença da escritora mirim Francisca da Silva Ribeiro, de apenas 9 anos de idade, que apresentará o seu livro ‘O baú de histórias da Francisca’.

O projeto Leia Santos vai compor as ações do 2º Santos Arte Preta, no final de semana, das 11h às 18 horas. Já as mesas de escritores serão montadas das 13h às 17h. Clique neste link https://x.gd/QYKQq e confira toda a programação do festival.

Confira a lista dos escritores convidados:

Odair José Pereira – ‘Não somos bandidos: a história da escola de samba x-9’
Bartolomeu Pereira de Souza (Bartô) – ‘Santos, Cidade Libertária’, e ‘Memória na Pele’
Alexandre Miguel de Souza – ‘A voz da resistência: 50 poesias sobre temas políticos, sociais e raciais’
Carlos Roque – ‘Enquanto o mundo’ e ‘Rio de poucos janeiros – 25 Poemas e uma página em branco – Dedicado a Marielle Franco’.
Uilians Uilson Santos – ‘Certas Coisas’, ‘Humaitá 933’ e a ‘Coletânea Cadernos Negros 43’.
Madeleine Alves – ‘Antologia Mirante – 8 Poetas: Poesia ao Infinito’
Lua – ‘Bonde das Pretas’ e ‘Carta para as escritoras”
Andréia Kelly Marques – ‘Cabeça Feita de Torços Africanos’; ‘Olhar sobre a História das Áfricas’ e exemplares do zine ‘Zuri’
Thaís Helena – ‘Eu não tinha condições de pagar um aluguel decente. A política habitacional e urbana segundo a perspectiva da(s) mulher(es) negra(s)’
Francisca da Silva Ribeiro – ‘O baú de histórias da Francisca’