“Do ponto de vista cultural, a Encenação é de grande importância, inserida no cotidiano das pessoas há 48 anos. Existe uma comunidade ansiosa de estar participando a cada ano no espetáculo”, destacou o prefeito Ademário Oliveira, em coletiva de imprensa na sexta-feira (dia 3). “E o patrocínio do evento cultural por meio da Lei Rouanet valoriza os artistas locais, fomenta a economia da cidade, enfim, todos nós ganhamos enquanto município”.
Por sua vez, o presidente da Associação Incena Brasil, Manoel Messias Alves dos Santos, celebra: “A cultura é o caminho e, por isso, a nossa proposta é de que a 48ª Encenação contribua e expanda o viés social, com a capacitação de vários atores”. É que, nesse ano, a montagem do espetáculo será aliada a um inédito programa pedagógico de oficinas culturais, capacitando 114 voluntários da comunidade.
“Um diferencial desse projeto é que além do evento em si, há as oficinas culturais, o que é fundamental para ampliar o leque na formação de atores e de agentes de cenotécnica para ingressarem e competirem no mercado nacional”, ressalta o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Pedro de Sá Filho. Por sua vez, o secretário de Cultura, Raul Christiano complementa: “Além disso, com este espetáculo, o Incena Brasil demonstra estar numa boa direção, realizando um projeto autossustentável e alcançando toda a comunidade”.