Para evitar as queimaduras é preciso ter cuidado com a exposição, evitar os horários de pico do sol, usar bonés, óculos escuros e passar sempre protetor solar, para peles mais claras, é recomendado o fator 30.
Existem muitos tipos de protetores no mercado. Compre um produto indicado para sua pele e atividade, com informações no rótulo e com selo do Inmetro . Tenha cuidado com a aplicação, espalhe bem e por todo o corpo. Áreas, mais sensíveis como rosto e ombros merecem mais atenção. No caso dos protetores em spray, a dica é não espalhar o produto com a mão, mas aplicar como se estivesse “pintando” a pele.
Para evitar marcas indesejadas, cuidado ao se expor ao sol com camisetas, tops, shorts, óculos de sol, relógios e pulseiras. Se mesmo assim elas aparecerem, você pode camuflar com maquiagens corporais, que vem geralmente em spray.
Para manter o bronzeado
A hidratação prolonga o bronzeado, então crie o hábito de passar hidratante no corpo duas vezes ao dia, preferencialmente após o banho. Outro dica é optar por banhos frios, evitar a esponja e sabonetes neutros e líquidos, que agridem menos a pele.
Remediando
Se você extrapolou no sol, esqueceu do protetor ou se enganou com o mormaço, existem soluções para aliviar o incômodo da queimadura. Existem loções pós-sol ou produtos específicos para esses casos. A melhor opção são produtos sem cores ou perfumes muito exagerados, que podem aumentar ainda mais a sensibilidade da pele. Procure cremes com silicone e ureia em sua composição. A hidratação também é importante para melhorar as queimaduras, beba bastante água e evite exposição ao sol.