Destinos no Exterior

Na terra dos cangurus

11/02/2017
Na terra dos cangurus | Jornal da Orla
País de dimensões continentais, situado do outro lado do globo, a Austrália lembra o Brasil como país de múltiplas faces, belezas naturais de tirar o fôlego e um estilo de vida vibrante. Mas, diferente do nosso, é um país de primeiro mundo, o sexto maior do planeta. Enquanto o litoral oferece de praias de ondas volumosas para o surfe a outras iguais piscinas sem fim, o interior do país é uma sucessão de desertos pontilhados por formações rochosas gigantescas, habitados pelos últimos aborígenes da Terra.

As cidades se apresentam modernas, joviais, multiculturais e com paladar apurado para a comida e os vinhos. É difícil enumerar as atrações em um país gigantesco e tão diversificado. Confira algumas dicas que servem de aperitivo:

A juventude de Melbourne

Capital do estado de Victoria, Melbourne é um centro vibrante de cultura, gastronomia e esportes. A cidade é decorada por mercados para lá de interessantes, bairros multiculturais e jardins bem cuidados. Segunda maior cidade do país, é uma das mais procuradas pelos viajantes, que se encantam com seu astral. Lá os jovens circulam de bicicleta, a comida é considerada das melhores e a agenda cultural não cessa.

 
Grande Barreira de Corais
 
A Grande Barreira de Corais é o maior arrecife ocupado por seres vivos no mundo e sonho de todo mergulhador que se preze. Trata-se de uma imensa faixa de corais com 2.200 km de extensão, considerada Patrimônio Mundial, composta por cerca de 2.900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral, situada entre as praias do nordeste da Austrália e Papua-Nova Guiné. A base para mergulho é em Cairns, em Queensland. 

A cosmopolita Sidney 


 

É a cidade mais conhecida da Austrália, famosa por sua beleza natural, cultural e seu ótimo sistema de transporte. A Opera House é um dos principais lugares para as apresentações musicais, artísticas e performáticas da cidade.Grandes eventos ocorrem em Sidney, como o Hurley Australian Open of Surfing de 25 de fevereiro a 5 de março, Sydney Mardi Gras Parade em 4 de março, Sydney Film Festival de 7 a 18 de junho, entre outros. Também chamada de “cabide”, a Sydney Harbour Bridge é um grande feito da engenharia e foi inaugurada em 1932. Os visitantes podem caminhar ou pedalar por essa ampla estrutura que atravessa o Porto de Sydney. 


Ilha Kangaroo

Com fácil acesso partindo de Adelaide, a ilha é lar para cangurus de todos os tamanhos, coalas, pinguins, equidnas e uma grande quantidade de aves. O visitante pode conhecer a colônia de leões marinhos australianos sob ameaça de extinção na Seal Bay e apreciar os coalas em todo seu charme e preguiça nas árvores. A Ilha também conta com uma paisagem incrível.

Deserto Australiano

Monolítos gigantes, poços d´água cristalina, cavernas rochosas, o deserto australiano é a natureza em estado bruto. Uma das atrações mais enigmáticas, o Uluru – o monólito que os europeus rebatizaram de Ayers Rock – esconde cisternas, pinturas rupestres e cavernas misteriosas. É considerado um lugar espiritual, assim como as 36 formações rochosas vizinhas, que se destacam no Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta.
 
Gold Coast

Destino australiano ideal para famílias, Gold Coast oferece parques temáticos – como Sea World, Warner Bros Movie World e Dreamworld-, praias exuberantes, trilhas em florestas que chegam a vulcões e cachoeiras, hotéis descolados para todos os bolsos, além de gastronomia de qualidade.

Tasmânia, o diabo mora no paraíso

O marsupial conhecido como Demônio da Tasmânia é uma espécie de garoto-propaganda da exuberante ilha, dona de uma das mais belas paisagens de mar e montanha da Austrália. A família do Taz, entretanto, é só uma entre as muitas espécies da fauna local. Lá, golfinhos, cangurus, albatrozes coabitam com o famoso diabinho. É um destino dos sonhos para amantes da natureza, com  17 parques nacionais, faixas litorâneas imaculadas e cidades acolhedoras.

Gastronomia e bons vinhos

Maio é o Mês dos Vinhos na Austrália, uma ótima oportunidade para conhecer a ainda pouca explorada qualidade gastronômica e de produção de vinhos do país.A programação envolve todas as regiões da Austrália e inclui atividades como concertos em vinícolas, degustações, jantares, passeios de bicicleta pelas regiões dos vinhedos.