Beleza

Xô, olheiras!

28/01/2017
Xô, olheiras! | Jornal da Orla
Elas são as vilãs da beleza para qualquer pessoa. As olheiras possuem várias causas, entre elas, noite mal dormidas, estresse, má circulação do sangue, fatores hereditários, exposição ao sol… Tudo isso pode contribuir para o aparecimento delas. A boa notícia é que com cuidados diários e alguns tratamentos, é possível amenizar o problema.
 
Hidratação é importante
Na hora de cuidar do rosto, tenha uma rotina de cuidados específica para a região ao redor dos olhos. A dica principal dica é hidratar, de duas a três vezes ao dia, a área das olheiras, pois esta pele é muito seca e sensível. 
 
O dermatologista é o profissional que vai indicar o melhor produto para hidratar a sua pele, além de ensinar a maneira certa de aplicação. Os cremes mais usados são os que contêm ácido retinóico, vitamina C, ácido kójico e ácido hialurônico. Algumas soluções caseiras também podem ajudar: faça compressas geladas com chá de camomila, que melhoram a circulação no local e, consequentemente, amenizam as manchas.

Tratamentos  ideais
É impossível acabar de vez com as olheiras, já que elas aparecem sempre que você dormir mal ou estiver estressada. Mas existem vários tratamentos que amenizam o problema. A Luz Pulsada, por exemplo, é o método mais moderno para eliminar olheira. Trata-se de um tipo de laser que é “atraído” pelo pigmento dos vasinhos nesta região. A luz pulsada trata a área, destruindo a melanina e clareando a pele. É uma técnica que produz bons resultados em pessoas de pele clara, que têm vasos bem aparentes.
 
Quando há flacidez nessa região, levando à formação de bolsas e olheiras, procedimentos com lasers que estimulam a formação de colágeno são os mais indicados, pois melhoram o aspecto e a firmeza da pele. 
 
Olheiras profundas podem ter causas genéticas. Nestes casos, o tratamento ideal é o preenchimento com ácido hialurônico na região, por um médico dermatologista. A técnica é a mesma usada para aumentar o volume dos lábios. Esse ácido preenche o local, afastando a pele dos vasos sanguíneos e diminuindo o aspecto escuro. Além disso, assim como a luz pulsada, o preenchimento estimula a formação de colágeno.
 
Para quem não se importa com desconforto, outra técnica usada para atenuar as olheiras é a Carboxiterapia. Feita com uma microagulha, ela injeta gás carbônico na pálpebra inferior para melhorar a oxigenação da área. Isso ajuda na eliminação de pigmentos e toxinas que causam as olheiras e suaviza marcas de expressão.
 
Dicas para prevenir as olheiras
Boa noite de sono é fundamental! Durma de sete a oito horas por noite. 
Mantenha uma alimentação regrada e pratique exercícios físicos. 
Bebidas alcoólicas e cigarro contribuem para o aparecimento de olheiras. Evite-os!
Antes de dormir, passe um creme específico para a hidratação da área dos olhos.
Evite a exposição ao sol para não piorar a pigmentação na região.
Faça compressas geladas com chá de camomila, soro fisiológico ou água filtrada no local.