Santos, 471 anos

Projetos que ficaram na imaginação

26/01/2017
Projetos que ficaram na imaginação | Jornal da Orla
Santos tem uma história repleta de episódios que enchem de orgulho seus moradores, mas também tem planos que ficaram apenas no papel e na imaginação. Provavelmente, o mais emblemático é o de construir uma ligação seca entre Santos e Guarujá. 
 
TÚNEL SUBMERSO
Em 1927, foi apresentado um projeto, inspirado no que havia sido construído sob o rio Elba, na cidade de Hamburgo (Alemanha). Projetado pelo engenheiro Enéas Marini, começaria no velho mercado do Paquetá e terminaria na estação de barcas de Vicente de Carvalho, num total de 900 metros de extensão. A viagem não duraria mais do que 40 segundos.  Marini dizia ter os recursos financeiros para a obra (30 mil contos de réis, o equivalente hoje a cerca de R$ 600 milhões) e propunha firmar com o Estado um contrato de concessão por trinta anos, além de isenções fiscais. O projeto ficou no papel.
 
PONTE COM VÃO LIVRE
Em março de 2011, a Ecovias (que explora o sistema Anchieta-Imigrantes)  apresentou um projeto de uma ponte com arcos, ligando Santos a Guarujá, com 4,5 quilômetros de extensão, 120 metros de comprimento e um vão livre central de 85 metros de altura. A empresa arcaria com os custos da obra, em troca de poder cobrar pedágio. A Codesp, que administra o Porto de Santos, aprovou o projeto, mas ele não foi aprovado pelo Governo do Estado. 
 
O PLANO DE PRESTES MAIA
Em 1950, o urbanista Prestes Maia elaborou um Plano Regional de Santos, que previa uma série de intervenções para estimular o desenvolvimento econômica da Baixada Santista. Entre os itens projetados, uma ponte entre Santos (começando no Saboó) e Guarujá (terminando em Vicente de Carvalho) com três pista (uma em cada sentido e a terceira reversível), mais uma linha férrea. 
 
PONTE QUE FICOU NA MAQUETE
Em maio de 2009, o Governo do Estado apresentou uma maquete de uma ponte estaiada de 2,8 quilômetros ligando a Ponta da Praia, em Santos, ao bairro Santa Rosa, em Guarujá. A obra custaria R$ 500 milhões e ficaria pronta em 30 meses. Não só ficou no plano das ideias como se tornou motivo de chacota: dizia-se que o então governador, José Serra, veio a Santos inaugurar uma maquete.
 
TÚNEL SUBMERSO 2
O projeto do momento é um túnel submerso, sob o canal do Porto de Santos, com 900 metros de extensão, três faixas de rolamento por sentido, espaço para pedestres e ciclistas, além de ser compatível com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O detalhamento construtivo custou R$ 33,6 mihões. A execução da obra em si está orçada em R$ 1,3 bilhão.