Roteiros Nacionais

CVC projeta recuperação do mercado de cruzeiros

10/12/2016
CVC projeta recuperação do mercado de cruzeiros | Jornal da Orla
Na contramão da crise no mercado brasileiro de cruzeiros marítimos, a CVC comemora o início da temporada 2016/2017. O Soberano, da armadora espanhola Pullmantur, foi fretado pela CVC, garantindo que a empresa tenha exclusividade na comercialização dos roteiros realizados pelo transatlântico. 
 
O vice-presidente de Vendas, Valter Patriani, demonstra otimismo. “Começamos bem a temporada. Em dezembro, temos 90% de ocupação e, na média geral, 65%, já considerando a grande travessia, que acontece em março de 2017. Para a CVC esta temporada está 30% melhor do que a passada”.  
 
Os números refletem uma escolha acertada da empresa: trabalhar apenas com a venda de minicruzeiros. “O mercado já estava servido de cruzeiros mais longos, de uma semana, como os da MSC e Costa. Nós resolvemos ficar em uma faixa que não tinha oferta. Apenas os cruzeiros de Natal, Réveillon e Carnaval terão entre sete e oito noites”, explica o executivo. 
 
Crise no setor
A estratégia de fretamento do Soberano se deu por conta da redução do número de transatlânticos que virão ao Brasil nesta temporada. O país chegou ao recorde de ter 20 navios em operação simultânea, em 2010. Mas, explica o vice-presidente comercial da Pullmantur, José Blanco, o chamado ‘custo-Brasil’ (altas tarifas que as armadoras pagam para operar no país) fez com que as empresas alocassem boa parte de seus navios para mercados mais promissores, como a Ásia e o Caribe. 
 
Para se ter uma ideia, nesta temporada apenas quatro armadoras resolveram apostar no Brasil: MSC, Costa, Pullmantur e a estreante, Norwegian. Ao todo, virão somente seis navios para viagens pelo litoral, contra os 10 da temporada anterior. Há redução na estimativa de passageiros também, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos: 381 mil turistas embarcarão em cruzeiros no país. Na temporada passada, foram 550 mil passageiros.
 
“Apesar desta redução, os cruzeiros têm demanda junto aos turistas brasileiros, em especial, aos paulistas, que correspondem a 70% das nossas vendas”, diz Valter Patriani. 

Minicruzeiros no Soberano com tudo incluído
O navio Sovereign, da Pullmantur, abriu a temporada de cruzeiros, na terça-feira (6). Com capacidade de mais de 2.700 passageiros, o Soberano – como é chamado no Brasil – tem a promessa de cair no gosto dos turistas brasileiros por várias razões: 90% de sua tripulação fala português, vai operar com minicruzeiros (que cabem em todos os bolsos) e é o único navio no país com sistema All Inclusive.
 
É um navio de porte médio, com 12 deques que acomodam cinco restaurantes, nove bares, uma discoteca, teatro, cassino, spa, seis piscinas, além das 1.162 cabines, divididas nas categorias interna, externa e suíte com varanda. 
 
O sistema ‘tudo incluído’ é o grande chamariz do navio, permitindo cinco refeições (café da manhã, almoço, chá da tarde, jantar e snacks da madrugada), bebidas à vontade (mesmo as alcoólicas), além de acesso livre à academia, quadra esportiva, hidromassagem e ao teatro, que abriga shows e espetáculos todas as noites. 
 
A maioria dos itinerários do Soberano será de curta duração, ou seja, minicruzeiros com duração de quatro noites, passando por Santos (24 viagens), Rio de Janeiro, Búzios, Salvador e Recife. Nesta temporada, o ticket médio dos pacotes para o Soberano é de R$ 1,2 mil por casal, valor que pode ser parcelado em até 10 vezes.