Beleza

Bê-á-bá do corretivo

12/11/2016
Bê-á-bá do corretivo | Jornal da Orla
O corretivo tem o poder de transformar qualquer maquiagem, afinal, são várias as funções que ele tem. Tão importante quanto saber onde e como aplicar o corretivo é saber escolher o ideal. A variedade de texturas e cores não é em vão: cada produto deve ser aplicado em um tipo de pele diferente. Para tirar todas as dúvidas, conversamos com o maquiador André Galhego, da Shape Estética e Saúde,que também explica como usar o corretivo para fazer contorno e iluminação.Confira:
Textura é importante!
O maquiador explica que a escolha da textura é tão importante quanto a da cor. “Diante da variedade de texturas, opte pela que mais lhe agradar. Os corretivos líquidos são os mais usados e possuem acabamento mais uniforme. Os cremosos podem craquelar embaixo dos olhos, por isso, tenha cautela ao usá-los. Os de bastão ainda não vendidos, mas não recomendo”. 
 
A função das cores
Existem corretivos tradicionais, cuja paleta de tons de bege/marrom atende de peles bem brancas a muito negras, e os técnicos, que podem ser amarelos, verdes, laranja e lilás. “Os corretivos são usados por quem tem algum problema na pele, como olheiras, rosácea, vasinhos aparentes, manchas, vitiligo e acne. Para cada uma dessas características é usado um corretivo diferente. O amarelo, por exemplo, vai em 99% das pessoas, pois ele é ideal para esconder as olheiras”, explica Galhego. A cor lilás é ideal para disfarçar manchas, como sardas, sinais claros e manchas do sol; o laranja esconde hematomas, olheiras muito escuras e manchas azuladas. O verde, por sua vez, esconde marcas de acne, vasos sanguíneos e cicatrizes rosadas.
 
Mitos e dicas
Muitas pessoas acreditam que o certo é usar corretivos dois tons mais claros do que a pele. Mas, de acordo com Galhego, isso é um mito. “O corretivo tradicional deve ser da cor da pele e, não, mais claro. Na hora de comprar, resista à tentação de testar o produto no dorso da mão! O corretivo deve ser testado na maçã do rosto ou testa. A aplicação dele tem um truque: use o corretivo técnico sobre a olheira ou mancha, aplique a base e, então, o tradicional, onde for necessário”. 

Iluminação e contorno
Dez entre dez mulheres gostam de lançar mão das técnicas de contorno e iluminação na hora de se maquiar. A tendência ficou popular em todo o mundo por causa da celebridade norte-americana Kim Kardashian, adepta das técnicas. “É possível trabalhar iluminação e contorno com vários produtos (base, pó, etc.), mas já existem paletas de corretivos específicas para contorno, com vários tons de bege e marrom”, lembra o maquiador. Os tons escuros devem ser passados nas laterais do nariz (para afinar) e nas regiões onde é necessário camuflar ou marcar o rosto, como embaixo das maçãs. Use o corretivo claro para áreas que devem ser colocadas em evidência, como o “triângulo” sob os olhos, em cima da boca, frontal do nariz, queixo e embaixo das sobrancelhas. Finalize com iluminadores cremosos ou em pó ou bronzes. 

Agradecimentos:
Shape Estética e Saúde
Modelo:
Eliane Oliveira