Coluna Dois

Violência nos estádios e erros escandalosos de arbitragem: a dança do caranguejo no futebol brasileiro

29/10/2016
Violência nos estádios e erros escandalosos de arbitragem: a dança do caranguejo no futebol brasileiro | Jornal da Orla
Essas perguntas admitem duas respostas. A primeira é a de que  outros países tenham evoluído. A outra é que nós tenhamos andado para trás.
 
Na verdade, as duas alternativas estão certas.
 
A audiência dos campeonatos europeus em televisões brasileiras e o número crescente de jovens nas cidades do Brasil  com camisetas dos clubes que disputam esses campeonatos atestam a alternativa da evolução. 
 
O flagra nos cartolas da CBF, a perda de espaço dos treinadores brasileiros no mercado internacional, a presença de apenas um jogador, Neymar, entre os 20 ou 30 mais conceituados do planeta também não deixam dúvidas. Andamos para trás. 
 
Nesta semana tivemos dois exemplos claros dessa opção pelo atraso.
 
A primeira foi a inacreditável nota de repúdio à Polícia Militar do Rio de Janeiro divulgada pela direção do Corinthians.
 
A segunda é o pedido de punição a jogadores, treinadores e dirigentes por críticas a erros de arbitragem enviado pela Associação Nacional de Árbitros de Futebol – ANAF – ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
 
Os cartolas corintianos deveriam estar preocupados em encontrar soluções para erradicar a violência dos estádios. O histórico dos últimos anos tem episódios horrorosos envolvendo torcedores do clube. Enfrentamento da PM paulista no Pacaembu numa eleiminação de Libertadores para o River Plate argentino. Morte do adolescente Kevin Spada em Oruro, na Bolívia, num jogo contra o San Jose.
 
A covarde agressão contra policiais no Maracanã no domingo passado é mais um deles. As imagens são claríssimas. Mas o Corinthians tenta vitimizar os bandidos da organizada. Ao se referir à covardia da agressão explicitada pelas câmeras, usa o advérbio “supostamente”. Ao reclamar da triagem promovida pela PM para prender os infratores, usa as palavras “despreparada, barbaridades e descalabro”. Absurdo. 
 
Por sorte a juíza Marcela Caram ignorou essa lenga-lenga e decretou prisão preventiva para os agressores identificados.
 
Já a ANAF deveria estar estudando maneiras de melhorar o desastroso nível das arbitragens. Os erros escandalosos são escancarados pela TV a cada rodada No lugar disso, os árbitros tentam esconder o problema inibindo as críticas dos prejudicados.
 
Mais dois passos para trás na dança do caranguejo.   
 
Crucial
A 33ª rodada do Brasileirão pode definir de vez o campeonato. Os quatro primeiros colocados se enfrentam. O Santos, se vencer o Palmeiras na Vila, pode pôr fogo na disputa. Em caso de vitória do time de Cuca, um empate entre Flamengo e Atlético Mineiro é um bom resultado, mas a vitória do Galo não pode ser considerada ruim, porque a vantagem na liderança aumentaria de seis para oito pontos.
 
Que fase
José Mourinho chegou no Manchester United com respaldo. Ainda trouxe Pogba e Ibrahimovic, mas mesmo assim o time não engrenou. O aproveitamento de Mou está questionado, principalmente após o massacre sofrido para o Chelsea, no último final de semana, por 4 a 0. Guardiola segue na mesma toada. Começou muito bem, mas o Manchester City caiu bastante nos últimos jogos. Três jogos sem vitória no Inglês e uma goleada impiedosa também por 4 a 0, contra o Barça, na Champions. Os ex-clubes não perdoaram os dois treinadores…