Colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses, portugueses e de outras nacionalidades do Velho Mundo contribuíram para forjar a cultura, as tradições, a arquitetura, a gastronomia e o jeito de ser do povo catarinense. Conheça alguns roteiros no belo estado do Sul do país que têm a marca desses pioneiros.
Serra e Mar – Nas praias da cidade de Garopaba, como Siriú e Ferrugem, e de Imbituba, como Praia do Rosa e Praia da Vida, atividades como sandboard, kitesurfe, windsurfe, trilhas e mergulho atraem um público jovem e sarado em busca de aventuras e muita adrelina. O surfe é a grande onda por ali e Garopaba é considerada a capital catarinense do esporte por causa das ondas perfeitas de até 5 metros. De julho a novembro a Praia do Rosa, em Imbituba, concentra um grande número de baleias francas e há até um museu em homenagem ao gigante mamífero.
Vale do Contestado – Marcada por um conflito sangrento ocorrido em 1912, a região é um grande mosaico de atrações naturais e culturais. A rota da amizade, um dos principais roteiros da região, reserva aos visitantes surpresas como a cultura de maçãs em Fraiburgo, os vales da uva e do vinho em Videira, e o turismo religioso. Tem também Treze Tilias, cidade de colonização austríaca, e Piratuba, famosa por suas águas termais.
Vale Europeu – Em Blumenau, Pomerode, Brusque (foto abaixo) e Gaspar, a cultural alemã predomina. Em São João Batista, Rodeio e Nova Trento destaca-se a colonização italiana. Em quase todos os municípios da região há festas que celebram a cultura dos imigrantes. Nova Trento é considerada a capital do turismo religioso do estado devido à canonização de Santa Paulina, a primeira santa do Brasil.
Sul – A região conhecida como Encantos do Sul reúne cidades históricas de colonização portuguesa, que exibem belas paisagens naturais, praias, lagoas, baías e enseadas protegidas, onde até as baleias francas buscam refúgio para a procriação. Os portugueses foram pioneiros na região e em 1676 fundaram Laguna, terceira povoação mais antiga do Estado. No centro de Laguna um dos passeios é conhecer o Marco Histórico do Tratado de Tordesilhas e a Casa de Anita Garibaldi. No Carnaval, centenas de blocos e milhares de foliões fazem a festa pelas ruas da cidade, com seus casarios seculares.
Caminho dos príncipes – Tendo como município indutor Joinville, a região foi colonizada por imigrantes de diferentes países europeus e seus atrativos vão de festas típicas ao ecoturismo. O município de Penha é onde está localizado o parque temático Beto Carrero. Já Joinville é conhecida como a cidade das flores, dos príncipes e da dança, contando com uma filial do Teatro Ballet Bolshoi de Moscou. A cidade nasceu de um dote da família imperial brasileira na ocasião do casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de d. Pedro II.
Caminhos dos Cânions – No extremo sul do estado, é marcado pelo forte apelo ao turismo de aventura e ao ecoturismo. As tradições açorianas e italianas são percebidas na gastronomia, no folclore e nos costumes. Os maiores atrativos são os parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, na divisa com o Rio Grande do Sul.
Serra Catarinense – A cultura campeira, com o pinhão, o chimarrão e o camargo (café com leite ordenhado na hora) cria a atmosfera hospitaleira e aconchegante da região mais fria do Sul do país, onde no inverno chega a nevar. Entre os municípios do planalto serrano estão Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici, Urupema e Lages. Um dos passeios é a Coxilha Rica, em Lages, onde ainda se preservam paisagens de mais de dois séculos, época em que a região integrava a rota dos tropeiros que faziam o caminho entre São Paulo e Rio Grande do Sul.