Uma cidade repleta de encantos, Maceió impressiona principalmente pelo seu mar – na cor azul turquesa tão intensa- que justifica sua fama de Caribe brasileiro. Nas praias, emolduradas por coqueirais, repousam jangadas que oferecem passeios até as piscinas naturais de águas cristalinas, criadas por formações de recifes a dois km da areia. A capital de Alagoas é um dos destinos turísticos mais visitados do Nordeste.
A cidade tem três praias urbanas em 6 km de orla urbanizada: Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara. Esta última é a mais movimentada, por ser de onde saem os passeios de jangada. E tem ainda a Lagoa de Mundaú que, desbravada a bordo de saveiros, descortina as atividades das populações ribeirinhas e toda a riqueza da flora e da fauna da região.
Já os bairros históricos, como o Jaraguá, abrigam importantes espaços culturais e vida noturna agitada. Nos arredores da capital, os cenários selvagens e desertos da Rota Ecológica incentivam a esticar o tour pelo Litoral Norte, incluindo a animada Maragogi. Ao Sul, uma boa dica é apreciar o encontro do Rio São Francisco com o mar, seguido por uma visita à pitoresca cidade de Penedo.
Praia do Gunga – O extenso pontal de areia branca coberto por uma sequência de coqueiros faz da Praia do Gunga um dos cartões-postais de Maceió, embora pertença ao município vizinho de Barra de São Miguel, a 39 km da capital. Além da bela paisagem, oferece piscinas naturais, estrutura de lazer, bares e restaurantes.
Vida boêmia – O histórico bairro de Jaraguá, atualmente a grande referência comercial da cidade, ganhou agitada vida noturna depois de revitalizado. Velhos armazéns e sobrados receberam cores e se transformaram em bares, boates, casas de shows e restaurantes.
Terra do artesanato – A diversidade de cores e formas é a característica mais marcante do famoso artesanato de Maceió. São trabalhos em rendas e bordados, em palha, madeira, cerâmica, ou ainda com a fibra do coqueiro, que chamam a atenção pela beleza e riqueza de detalhes. As técnicas são passadas de mãe para filha através das gerações e ganham a forma de toalhas, blusas, vestidos, bolsas etc..
Além do Núcleo do Pontal da Barra, às margens da Lagoa Mundaú, há opções de compra na Feira de Artesanato de Pajuçara (em torno de 200 lojas), no Mercado de Artesanato, localizado no bairro da Levada, próximo ao centro da cidade, com cerca de 250 lojas com trabalhos em couro, cerâmica, madeira, rendas, barro e outros materiais.
Passeio pela Lagoa Mundaú – Com 600 km² de superfície, a Lagoa Mundaú representa um dos maiores ecossistemas de Alagoas. No cenário, nove ilhas onde vivem pescadores e rendeiras, vegetação de restinga e manguezais, peixes e crustáceos diversos, além de praias isoladas.
Praia do Francês – Localizada a 33 km de Maceió, a Praia do Francês é uma das mais famosas e badaladas de Alagoas. Estando lá, faça um passeio de barco até o Saco da Pedra, repleto de piscinas naturais. Vale a pena também conhecer o Centro Histórico de Marechal Deodoro, com igrejas, conventos e museus.