Coluna Dois

Conmebol, CBF, Santos

01/10/2016
Conmebol, CBF, Santos | Jornal da Orla
A Conmebol se movimentou. A Libertadores muda para 2017. Mais clubes, período maior de disputa. Cai o único diferencial em relação à Champions League europeia: a final em dois jogos.
 
Difícil avaliar o efeito das alterações. Será que uma final entre um colombiano e um chileno lota um estádio argentino ou brasileiro?
 
A mudança na Conmebol reforça ainda mais a imobilidade brasileira. Calendário continua horroroso. Só a mudança de treinador não basta. Continuamos sendo goleados por 7 a 1 todas as semanas no quesito organização.
 
No Santos, difícil de entender a ideia de renovação do contrato de Elano. Quando a torcida esperava uma punição pela última atuação dele, vem essa notícia de renovação. 
 
Elano deixou de ser um jogador de alto rendimento em 2012. Não tem características de liderança. E um ano a mais no elenco pode diluir ainda mais a condição inegável de ídolo que ele conquistou com grandes atuações em momentos históricos do Peixe como 2002, 2004 e 2011.  
 
Na esfera administrativa, um grupo de 81 conselheiros pede que a Mesa dê sequência ao processo iniciado com a reprovação das contas de 2015 da gestão Modesto Roma.
 
O juiz que havia dado uma liminar cancelando a votação provisoriamente, no mérito da ação considerou o processo válido. A Mesa deve encaminhar o caso para Comissão de Inquérito e Sindicância. Cabe recurso. Mas por enquanto o clube continua sendo administrado por um Comitê de Gestão com contas reprovadas. E isso pode trazer problemas até para a obtenção de certidões.
 
Livre
Destaque do Campeonato Brasileiro, o atacante Keno, do Santa Cruz, está à solta no mercado. O time pernambucano não conseguiu efetuar o direito de compra por não conseguir a verba a tempo. Assim, o atleta de 27 anos deve rumar para outro clube no fim da temporada. O Santos é o time que mais demonstrou interesse no jogador, que também está no radar dos portugueses Sporting e Porto. Keno marcou oito vezes no Brasileiro.
 
8 ou 80
Neste sábado, às 16h, o Santos enfrenta o Atlético Paranaense na Vila Belmiro. Separados na tabela por três pontos, os dois times têm uma característica em comum no campeonato: são os que menos empatam. Em 27 rodadas, ambos terminaram em igualdade em apenas três oportunidades. Os reis do empate são os catarinenses Chapecoense e Figueirense, com 11 e 10 respectivamente.
 
Mudanças
A Conmebol divulgou nesta semana as mudanças para a Libertadores 2017 abordadas no comentário acima. A primeira delas é o tempo de duração. A principal competição da América do Sul vai acontecer entre fevereiro a novembro. Outra ideia que está em pauta, mas não agrada internamente, é a final em jogo único. A competição também vai de 38 para 42 times. O Brasileirão, ainda deste ano, pode ganhar uma vaga extra para a competição. A novidade animou os clubes que estão até o meio da tabela. Neste momento, a vaga ficaria com o Fluminense. 
 
Ídolos em campo
O Santos vai realizar um amistoso contra o Benfica, no dia 8 de outubro. A partida serve de comemoração para o centenário da Vila Belmiro e marca a despedida oficial do lateral-esquerdo Léo. Além do eterno camisa 3, o meia Giovanni também vai participar do jogo. Os ingressos estão a venda desde 21 de setembro.