Roteiros Nacionais

Vila de Caraíva, um pedaço do paraíso

01/10/2016
Vila de Caraíva, um pedaço do paraíso | Jornal da Orla
Quem vai à Caraíva, pacata vila de pescadores localizada 70 km ao sul de Porto Seguro, na Bahia, tem a impressão de que o tempo parou para apreciar a calma e a paz que reinam em meio à natureza. Logo na chegada, o visitante é saudado pela exuberância da paisagem que se descortina no pé da ladeira que dá acesso ao vilarejo: o Rio Caraíva de um lado, a pequena vila no meio e, ao fundo, a maior razão para ficar: a beleza do mar azul emoldurado de coqueirais.
 
Caraíva é considerado um local ideal para quem deseja trocar a loucura da cidade grande por um pedaço do paraíso. Só é possível chegar ao distrito por meio de canoas remadas por nativos. Carros, ônibus e motos não entram nas ruelas de areia branca, ladeadas de árvores centenárias que realçam o clima bucólico da vila.
 
Nas praias, as areias salpicadas de conchas, búzios e corais são um atrativo à parte. Os passeios de buggy, oferecidos por empresas especializadas, permitem ao turista conhecer a aldeia indígena de Barra Velha e a Ponta de Corumbau. Outra opção é fazer uma visita ao Monte Pascoal, primeiro pedaço de terra avistado pelas naus portuguesas. À noite, restaurantes e bares são opções, com a tradicional cozinha baiana e, em alguns deles, “arrasta pé” ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo.