Um dos principais conflitos do início do século XIX no país, a Guerra dos Farrapos, inspirou um novo roteiro turístico em terras do Rio Grande do Sul: Caminho Farroupilha, reunindo 17 cidades gaúchas que preservam construções e alguns costumes daquela época da história do Brasil.
Durante o passeio, os visitantes podem conhecer as fazendas voltadas à produção de carne seca conhecidas como charqueadas, que impulsionavam a economia da região daqueles tempos. No município de Pelotas, a Charqueada São João destaca-se como um dos locais onde os turistas podem contemplar a arquitetura do início do século XIX.
No município de Piratini, conhecido como a primeira capital Farroupilha, a história da revolução é preservada nas edificações e em apresentações teatrais realizadas nas ruas da cidade que retratam os trajes típicos do século XIX e alguns dos principais ícones da revolução, como Bento Gonçalves e Giuseppe Garibaldi. O roteiro é marcado ainda por visita a vinícolas, a praia do Cassino, a Lagoa dos Patos e aos campos de canola.