Roteiros Nacionais

Expoflora: a festa das flores

03/09/2016
Expoflora: a festa das flores | Jornal da Orla
A Expoflora, aberta dia 26 de agosto, é a vitrine para cerca de 400 produtores lançarem as novidades, seja quanto às espécies, formas e cores, e apresentarem as tendências no paisagismo e decoração. A pequena cidade da região metropolitana de Campinas responde pela metade das vendas do mercado floricultor no País.
 
A expectativa de público este ano é de 300 mil pessoas. Há muito o que se  ver e fazer no parque de 250 mil m2, onde está montada a exposição. Além de mostras de arranjos florais, paisagismo e jardinagem, shopping de plantas para venda, há duas praças de alimentação e três pavilhões com 250 estandes com itens que vão de roupas e artesanatos a móveis e utensílios domésticos. Diariamente, grupos de danças típicas holandesas se apresentam em quatro palcos montados no parque.

Shopping das Flores
Na área lotada de prateleiras e bancas o público pode escolher e colocar em carrinhos mais de 3.500 variedades de mais de 300 espécies de flores e plantas ornamentais, que correspondem a maior parte do que é produzido em Holambra. 

12ª Mostra de paisagismo e jardinagem
A Mostra de paisagismo da Expoflora apresenta em 2016 tecnologias que permitem plantas com pouca ou nenhuma rega. O tema escolhido é Cultivar de Coração e a mostra foi dividida em 19 ambientes internos e externos de uma residência. O desafio para os profissionais do setor foi o de criar projetos paisagísticos e de decoração que contemplem sugestões simples para o uso de flores e plantas ornamentais adequadas a cada ambiente, deixando a casa mais confortável, alegre e bonita.
 

Exposição de arranjos florais
Nos cenários assinados pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost são utilizados na decoração cerca de 2 mil vasos de flores e 300 mil hastes de mais de 3.500 diferentes variedades. 

Novidades desta edição
Entre as novidades e lançamentos desta edição estão rosas que trazem um botão e de dois a quatro brotos na mesma haste; rosa spray na cor verde clara; petúnias com detalhes em formato de coração; violetas dobradas, crisântemo branco com flores quase duas vezes maiores do que as convencionais; coloridas folhagens; a variedade Swit Pink de kalanchoe de corte (uma aposta para o Outubro Rosa) e pelo menos três orquídeas, entre elas a Frozen.
 

Chuva de Pétalas 
Uma atração diária sempre aguardada pelo público. As pétalas coloridas e perfumadas, que correspondem a 800 dúzias ou 18 mil botões despetalados um a um, são lançadas por um equipamento especial, instalado em uma grande área livre. Diz a lenda que quem pega uma pétala ainda no ar, antes que ela toque o chão, tem os seus desejos realizados.

 
Antiga colônia holandesa
O nome deriva da junção das palavras Holanda, América e Brasil. Holambra é hoje uma estância turística com pouco mais de 12 mil habitantes e o maior centro de cultivo de flores do Brasil. Quem for visitar a exposição pode realizar um city tour pela cidade, conhecendo os aspectos da história e da arquitetura da ex-colônia holandesa. O passeio inclui a visita ao Moinho de Vento em tamanho natural e a um campo de flores. 
 

Serviço:  35ª Expoflora, até 25 de setembro, de sexta-feira a domingo e nos feriados de 7 e 8 de setembro, das 9 às 19h. Ingresso (R$ 42) na bilheteria ou no site www.ingressorapido.com.br. Mais informações pelo tel. (19) 3802-1421 e [email protected]
 

 

 


Chuva de Pétalas 
Uma atração diária sempre aguardada pelo público. As pétalas coloridas e perfumadas, que correspondem a 800 dúzias ou 18 mil botões despetalados um a um, são lançadas por um equipamento especial, instalado em uma grande área livre. Diz a lenda que quem pega uma pétala ainda no ar, antes que ela toque o chão, tem os seus desejos realizados.