Teatro

Matheus Nachtergaele abre Festival Santista de Teatro na próxima semana

23/08/2016
Matheus Nachtergaele abre Festival Santista de Teatro na próxima semana | Jornal da Orla
A abertura do FESTA 58 – Festival Santista de Teatro terá como destaque a sessão gratuita do espetáculo ‘Processo de Conscerto do Desejo’, com Matheus Nachtergaele, ator e diretor consagrado no palco, cinema e TV. Monólogo concebido pelo próprio artista, Matheus é acompanhado em cena pelos músicos Luã Belik e Henrique Rohrmann, respectivamente no violão e no violino. A apresentação será na quinta-feira (dia 1º), às 21h, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Santos).
 
O espetáculo é uma releitura do ator sobre os versos de sua mãe, Maria Cecília Nachtergaele. Ele era um bebê de três meses quando a perdeu em 1968. Assim, a obra deixada pela poetisa é reverenciada pelo filho, numa peça que mescla recital de poemas e interpretação de canções prediletas de sua mãe: do conterrâneo Paulinho Nogueira ao italiano Sergio Endrigo. Após a peça, haverá o lançamento do livro ‘A Mariposa’ no foyer do teatro. Publicado pela Polvilho Edições, o título reúne 28 poemas de Maria Cecília Nachtergaele e uma poesia assinada por seu filho.
 
Além do Teatro Guarany, a abertura do FESTA 58 será marcado por apresentações artísticas na Praça dos Andradas, na Vila do Teatro e no Centro Cultural Cadeia Velha. Será a primeira vez que estes espaços serão ocupados simultaneamente pelo festival, graças ao empenho do Movimento Teatral e de outros segmentos para a reabertura da Cadeia Velha como centro de artes integradas.
 
A noite de quinta-feira contará com as intervenções teatrais ‘Zig Zig Zaa’, dos alunos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo, ‘Querô – Uma Reportagem Maldita’, da Cia Veritas, ‘A Mancha Roxa’, da Cia Teatral Libero e a performance circense ‘Canção do Mar’, do núcleo Os Panthanas. A agenda também abrange roda do Coletivo Santista de Capoeira, a dança contemporânea com ‘Diálogos Ocultos’, de Natasha Mello, as linguagens do hip hop com ‘Cypher Night’, do Mad Feeling Crew e Prazer Meu Nome É Hip Hop!. Até o final da noite, o local também recebe a festa pop de ocupação artística ‘A Praça é Nossa’, do Coletivo 15.
 
Mais antigo festival de teatro em atividade do País, o FESTA 58 é uma realização do Movimento Teatral da Baixada Santista, tendo toda a sua programação de 1º a 7 de setembro com entrada franca. Símbolo dos movimentos abolicionista e pró-república noutros séculos, a Praça dos Andradas e seus edifícios sediam o festival que, neste ano, tem como tema ‘Que Democracia Queremos?’. Informações: fb.com/festivalsantistadeteatro.