
Resistente, ele dá aconchego e beleza ao ambiente e tem a vantagem de ter baixo custo. Mas, para manter sua parede como o centro das atenções da sua casa, são necessários alguns cuidados com a manutenção dos tijolos. Veja quais são:
Limpeza em dia
Existem vários produtos que limpam os tijolos aparentes: cloro, vinagre branco (para limpezas leves) e amônia (em áreas externas). Semanalmente, retire o limo e a poeira com o auxílio de uma vassoura de piaçava. Dilua ou dissolva o produto escolhido em água antes de aplicar nos tijolos. Caso haja manchas, use uma lixa de madeira no local.
Xô, mofo!
É importante impedir que o mofo se estabeleça nos tijolos, evitando, assim, que a estrutura seja danificada e a substituição de algumas peças. A limpeza periódica ajuda a prevenir a ação do fungo.
Impermeabilização é fundamental
Por terem textura porosa, os tijolos aparentes precisam ser impermeabilizados, para evitar infiltrações. Existem no mercado produtos impermeabilizantes com bases que vão desde vernizes, resinas até silicone. Alguns deles podem alterar a cor dos tijolos.
As resinas acrílicas à base de solvente ou de água, aplicadas com rolo de lã de pelo curto, oferecem maior durabilidade, mas têm a desvantagem de escurecer a superfície do tijolo e, eventualmente, descascar. O tratamento com silicone líquido à base de água oferece durabilidade de, no mínimo, dois anos, sem alterar o aspecto natural do tijolo.
Antes do processo de impermeabilização, a parede deve ser limpa. A aplicação é rápida e ajuda a conservar os tijolos por muito mais tempo.
LEIA TAMBÉM
Deixe um comentário