Lá amanhece bem cedo, é o lugar “onde o sol nasce primeiro nas Américas”. Esta é apenas uma das curiosidades sobre João Pessoa, cidade que completou 431 anos de fundação em 5 de agosto e é considerada um dos principais destinos turísticos do nordeste brasileiro. O destaque fica por conta de suas nove praias de águas mornas e tranquilas e sua gastronomia voltada aos frutos do mar.
As praias do Bessa, Cabo Branco, Tambaú e Manaíra são as mais badaladas. No roteiro turístico estão ainda o Centro Cultural São Francisco; a Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes, projetado por Oscar Niemeyer; e a Ponta do Seixas. Para compras, as pedidas são a Feirinha de Artesanato de Tambaú e o Mercado de Artesanato Paraibano. Na gastronomia as estrelas são a buchada de bode e a carne de sol.
Piscinas de corais – A apenas 500 metros da costa da praia do Ponta do Seixas é possível chegar a um imenso banco de corais, cobertos pela água do mar, que ficam visíveis quando a maré está baixa. São as maiores piscinas de corais do litoral paraibano, de água morna e cristalina. É um ambiente perfeito à pratica de mergulho livre, atividade que permite ao turista visualizar peixinhos coloridos e outras espécies marinhas.
Em frente à praia de Tambaú, a um quilômetro da costa, as piscinas naturais de Picãozinho também surgem em maré baixa. Elas se formam entre um banco de corais, cobertos pela água do mar, criando rasas piscinas naturais de águas transparentes. Barcos de passeio levam os turistas até lá.
No município vizinho, Cabedelo, fica a Ilha de Areia Vermelha, formada por um imenso banco de areia, de cor avermelhada, coberto pela água do mar, também visível quando a maré está baixa. As suas águas transparentes e quentes formam piscinas naturais e são um convite ao mergulho para observação de peixes e corais. As saídas das embarcações acontecem em frente à praia de Camboinha e praia do Poço.