O Teatro Experimental de Pesquisas (TEP) da Unisanta apresentará seu mais novo trabalho, “A Leitura – Uma condessa, uma cigana e o amolador de facas”, nesta sexta-feira, 12/8, às 20 horas, no Teatro Guarani (Praça dos Andradas, nº 100). O TEP é um dos grupos mais antigos da região em atividades constantes (47 anos), sendo que os últimos 27 foram vinculados à Universidade Santa Cecília (Unisanta). A peça homenageia os precursores do Rádio Santista, com uma atenção especial a Ivani Ribeiro, escritora vicentina cujo nascimento completa cem anos.
A peça é dirigida por Gilson de Melo Barros, que também assina o texto original. “(O espetáculo) conta a história de Vilma Simone, de família nobre italiana que, em idade adulta, em delírios febris, acreditando ser Ivani Ribeiro, relembra seus momentos de ascensão (anos 30 e 40 do século passado) pelos corredores das rádios santistas, onde se depara com os grandes astros da época, precursores da radiodifusão, e estrelas da nossa história regional, como Rosinha Mastrângelo e Dindinha Sinhá”, afirma o diretor.
“Em registro cômico, acentuado pela tônica melodramática adotada pela montagem, o espetáculo convida a uma reflexão sobre os limites entre a sanidade e a loucura, trazendo em si signos que possam nos remeter a tais circunstâncias”, completou.
Elenco – Silvio Roupa (77), Lindalva Parolini (71), Silvio Pinto (64), Gabriela Santana (42), Bárbara Brawn (27), Daniel Sette (24), Tales Ordakji (18) e Izabelle Aparecida (17).
Técnica – Fernando Pompeu (Maquiagem), Arlaine Gomes (Preparação corporal), Kleber Fernando (Preparação vocal), Bárbara Brawn (Assistência de direção) e Gilson de Melo Barros (Direção e Texto original).