Roteiros Nacionais

O Rio de Janeiro fora dos cartões-postais

06/08/2016
O Rio de Janeiro fora dos cartões-postais | Jornal da Orla
Praias
Deixe de lado as badaladas ( e lotadas) Copacabana, Ipanema, Leblon ou mesmo a Barra. Desloque-se até aos pontos extremos da Zona Oeste e encontrará locais preservados, belos e com pouca gente, como Grumari, Prainha e Macumba. Mar limpo, ondas perfeitas para surfistas e morros cobertos pela Mata Atlântica bem próximos. 
 
Morro do Queimado
A 714 metros de altitude, tem-se uma vista privilegiada que ajuda a explicar por que ela é chamada de Cidade Maravilhosa. O Maracanã, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Corcovado e até mesmo a vizinha Niterói. Trata-se de uma travessia, que se inicia no Alto da Boa Vista e termina na Mesa do Imperador – onde Dom Pedro II recebia nobres e burgueses para almoços na floresta durante o século XIX. Para se chegar lá é preciso vencer uma escada íngreme (20 minutos de caminhada) e uma trilha de dificuldade moderada (3h de duração).
 
Mureta da Urca
Nada pode ser mais carioca do que sentar na mureta próxima ao Morro da Urca, bater um papo tomando uma cerveja e comendo um salgado, e apreciar o visual da Baía de Guanabara. Um lugar mais do que democrático: pessoas de todas as idades, classes sociais e origens vão lá principalmente para aproveitar o fim da tarde ou fazer o “esquenta” para as baladas cariocas.