A companhia
A Cruise & Maritime Voyages (CMV) é uma companhia de cruzeiros nova. Fundada em 2009, a empresa iniciou operações com apenas um navio, justamente o Marco Polo, com viagens voltadas ao mercado britânico. Ampliando sua frota seguidamente desde então, a companhia passou a atuar também na Austrália e na Alemanha, além dos EUA. Hoje, a companhia opera também cruzeiros fluviais, e uma companhia de cruzeiros alemã, com uma frota de quatro navios marítimos de pequeno e médio porte, além de três embarcações fluviais.
Oferecendo cruzeiros de baixo custo, opera principalmente no Norte da Europa, em roteiros com início em portos ingleses. Mais recentemente, tem realizado também cruzeiros mais longos por destinos como a América do Sul e a Oceania.
O navio
Um dos mais antigos navios em operação, o Marco Polo completou cinquenta anos em 2015. Construído pela União Soviética na década de 1960, a embarcação foi projetada para a viagens regulares entre a então Leningrado (atual St. Petersburgo, na Rússia, e Montreal, no Canadá. Por conta disso, pode ser considerado um real transatlântico de linha, ainda que atualmente opere como um navio de cruzeiros padrão.
Parte de uma classe que teve cinco navios, foi originalmente chamado Alexander Pushkin, em homenagem a um poeta russo de mesmo nome. Com o advento das viagens aéreas e consequente declínio das viagens marítimas, a linha entre São Petersburgo e Montreal foi extinta, e o Alexander Pushkin passou a realizar exlusivamente cruzeiros a partir 1980. Assim como outros navios soviéticos, passou a ser fretado por operadores ocidentais para cruzeiros pelo mundo. Em 1990, no entanto, acabou imobilizado e sem uso em Singapura. No ano seguinte, foi comprado pela nova companhia de cruzeiros Orient Line. Totalmente reformado, o navio foi renomeado Marco Polo, e voltou a operar em 1993, realizando roteiros exóticos e mais longos ao redor do mundo voltados ao mercado inglês e internacional.
Em 2008 foi vendido pela Orient Lines, e desde 2009 vem operando pela Cruise & Maritime Voyages.
Os roteiros
O Marco Polo realiza exclusivamente cruzeiros com embarque e desembarque em portos ingleses. Após vários anos baseado no porto de Tilbury, nas margens do rio Tâmisa, e próximo a Londres, o navio tem feito viagens a partir de várias cidades britânicas. Em 2017, partirá de Bristol, Cardiff, Hull, Liverpool, Edinburgh, Greenok e Belfast. Com duração que varia entre 1 e 39 noites, os cruzeiros visitam principalmente destinos no norte da Europa, em roteiros pelo Báltico e Ilhas Britânicas.
Além de viagens para o Mediterrâneo e Ilhas Canárias, o navio viaja também para as Américas nos roteiros mais longos. Em um desses, passará pelo Brasil novamente, em 2017. Com 39 noites, o cruzeiro partirá de Bristol, no sul da Inglaterra, no dia 5 do próximo mês de janeiro. A viagem passará por nove países, e visitará o Rio Amazonas. Os destinos brasileiros pelos quais o navio passará são: Santarém, Boca da Valéia, Manaus, Parintins e Belém.
Culinária e Entretenimento
De pequeno porte, o Marco Polo segue a linha da frota da CMV, e oferece atrações mais tradicionais. Segunda a companhia, trata-se de uma experiência de cruzeiro mais clássica, em um navio menor, que propicia mais contato com o oceano e também com os outros passageiros e a tripulação.
Desde a reforma pela qual passou em 1991, o navio conta com um pequeno teatro, dois restaurantes, uma piscina, três jacuzzis, spa, salão de beleza, academia, internet café, biblioteca, lojas e quatro lounges e bares.
Com 22,500 toneladas, o Marco Polo tem capacidade para até 800 passageiros.
Confira a galeria aqui.