O Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), iniciou sexta-feira (24) os testes operacionais de seu novo pátio de enxofre, na Área Continental de Santos. O terminal, que está 84% pronto, foi apresentado a empresários e autoridades de Santos e de Cubatão.
É o maior investimento (R$ 2,7 bilhões) portuário no país, uma obra que gerou 3,5 mil empregos e vai fazer com que o terminal dobre sua capacidade estática, passando dos 60 mil para 126 mil toneladas de enxofre. Quando estiver concluído, em 2017, todo o complexo saltará dos atuais 2,6 milhões de toneladas/ano para 14,5 milhões de toneladas/ano.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa disse que o projeto é relevante em qualquer momento da história do País, mas ganha importância em virtude da quantidade de empregos gerados nesse momento de crise. E destacou sua importância portuária e econômica para o Município.
“Esse projeto é um divisor de águas, estamos trabalhando muito para desenvolver a Área Continental, que é o local da expansão portuária, e esse projeto estimula novos investimentos”.
Planos
Localizado às margens do Canal de Piaçaguera, o Tiplam contava com um armazém para movimentar enxofre. Com a nova infraestrutura, terá condições de ampliar sua movimentação de 1,5 milhão de toneladas para 2,1 milhão de toneladas/ano de granéis sólidos.
O presidente da empresa, Marcello Spinelli, disse que o plano é entregar até dezembro mais quatro armazéns, e em 2017 mais três berços de atracação de navio: um para embarque de açúcar, outro para grãos e o último para descarga de fertilizantes.