Como o próprio nome indica, este é o mês das festas juninas, a época mais animada para visitar o Nordeste brasileiro. Decoração, roupas, músicas e quitutes típicos das festas de São João agitam várias cidades e capital da região e atraem multidões de visitantes.
As festas de São João surgiram no Nordeste com uma combinação entre as tradições católicas e portuguesas e os rituais indígenas ligados à agricultura. No Nordeste a tradição é muito forte e concorre com o Carnaval. São animadas e gigantescas quadrilhas, trios de forrós, bandas de pífanos, shows de artistas consagrados, fogueiras, atrações de caráter folclórico e religioso, e muita comida.
Campina Grande – Paraíba
A segunda maior cidade da Paraíba é também conhecida como um dos maiores São João do mundo. O parque do povo, além dos palcos de shows, recebe estruturas que reproduzem prédios históricos da cidade, barracas com comidas e bebidas e um forródromo coberto onde acontecem as quadrilhas e o famoso casamento coletivo. Além das animadas quadrilhas, carroças atravessam as ruas da cidade com trios de forró, atletas homenageiam São João na corrida da fogueira e pessoas de todas as idades se divertem com a corrida do jegue. Nos finais de semana o trem do forró faz o percurso entre Campina Grande e o distrito de Galante, com muito forró e dança.
Maceió – Alagoas
No São João da capital de Alagoas o arrasta-pé garante dias de muita diversão, música e alegria. Também acontece o animado concurso de quadrilhas juninas Forró & Folia. O visitante pode aproveitar e dar uma escapadinha até a Praia do Gunga, no litoral sul, Maragogi e Carro Quebrado, em direção ao litoral norte do estado. A cidade histórica de Penedo, quase na divisa com Sergipe, também é ótima opção de passeio.
Salvador e interior – Bahia
A capital do axé e do carnaval tem uma das festas de São João mais animadas do Nordeste. O pelourinho se enche de cores e música, de shows de forró ao axé. O Governo do Estado promove o projeto São João da Bahia em mais de 100 outras cidades. Conhecida com a “cidade do forró”, São João de Amargosa, por exemplo, a festa acontece de 23 a 26 de junho com o tema “Resgatando as Tradições”. Em Senhor do Bonfim, o forró dá o ritmo nas danças, bandas de pífano e até no chamado forró no trem, que proporciona aos turistas um verdade arrasta-pé sobre trilhos.
São Luís – Maranhão
O tempo é de celebrar as ricas manifestações culturais maranhenses, com influências das culturas africanas, indígenas e europeia. O bomba-meu-boi é a maior tradição – uma mistura de dança, música e teatro em um ritmo envolvente, comandado por matracas, pandeirões e zabumbas. A folia no Maranhão é recheada por muito tambor de crioula – ritmo reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade que só é encontrado lá -, a dança do lelê, a dança das fitas, o carimbó, a dança do coco e muitos mais, além das quadrilhas.
Aracaju – Sergipe
O ritmo do forró ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo é o grande destaque do Forró Caju, considerado o maior “arraiá” a céu aberto do Brasil e que costuma receber mais de 100 mil pessoas por noite. Outra é o marinete do forró, um ônibus todo colorido e decorado com luzes que leva os turistas pelos principais pontos turísticos da capital, com música e dança. Ainda em Aracaju acontece o Arraiá do Povo, em frente à praia de Atalaia. O evento dá grande destaque à música e aos artistas de Sergipe e leva ao público muito forró pé de serra, baião, xaxado e xote. Na cidade de Estância, a 70 km de Aracaju, o grande destaque fica por conta dos fogueteiros que iluminam os barcos com as chamadas espadas.
Recife – Pernambuco
Reúne dezenas de arraiás espalhados ao longo dos principais bairros, com centenas de apresentações de trios de forró pé de serra e quadrilhas juninas, além de artistas locais. Em 2015, foram mais de 60 festas oficiais durante 20 dias de diversão e alegria e mais de 800 mil pessoas visitaram a capital no período.O São João da Capitá é uma das maiores festas. O evento conta com uma cidade cenográfica onde é possível se deliciar com comidas típicas e apreciar o artesanato nordestino. No trem do forró, um trio anima cada um dos vagões no roteiro de ida e volta entre Recife e Cabo de Santo Agostinho.
Mossoró – Rio Grande do Norte
Uma das maiores festas juninas do país e a maior do estado. Mossoró está a 290 km da capital, Natal. As apresentações musicais englobam um pouco de todos os ritmos populares da região, do sertanejo ao forró, e valorizam os artistas locais. É durante os festejos que acontece a encenação de um momento histórico da cidade: a Chuva de Bala no País de Mossoró comemora a resistência dos moradores da cidade ao bando de Lampião, expulso dali há mais de 80 anos. Tem ainda festival de quadrilhas, burro-táxi, feira de artesanato e comidas típicas, festival de humor, de repentistas, de sanfoneiros, fórmula jegue e outras atrações
Caruaru – Pernambuco
Conhecida como um dos melhores São João do Mundo. Além da apresentação de grandes artistas, as festas contam com trios de forró pé de serra, bandas de pífano, repentistas, grupos de danças e mais. As quadrilhas conseguem reunir até quatro mil pessoas de uma só vez. Há mais de 40 anos, sempre na véspera do dia de São Pedro (29 de junho), é acessa uma fogueira de 15 metros de altura.