A companhia
A MSC Crociere surgiu como tal em 1995, após uma reinvenção da marca StarLauro Cruises. Adquirida pela Mediterranean Shipping Company em 1989, a StarLauro foi fundada como Lauro Lines, na década de 60. Operando navios de segunda mão, alguns famosos como o Achille Lauro, a companhia serviu como base para o lançamento da MSC como a conhecemos hoje. Operando a antiga frota da Lauro, a companhia comprou navios modernos e encomendou novas embarcações, crescendo exponencialmente desde 2003, quando inaugurou seu primeiro navio, o MSC Lirica. Hoje, é a maior companhia de cruzeiros privada do mundo (não possui ações à venda), e opera uma frota de 12 navios modernos de médio a grande porte. Conseguiu há alguns anos o título de quarta maior companhia de cruzeiros do mundo, atrás apenas das gigantes do setor, que monopolizam a maior parte do mercado. Apesar da origem italiana, possui hoje sede na Suíça, e escritórios centrais em Gênova e Napoli.
Tradicionalmente os principais mercados da MSC são a Europa e a América do Sul. Para a temporada 2016/2017, terá três navios nesta última; desses, dois realizarão cruzeiros a partir do Brasil: MSC Preziosa e MSC Musica.
O navio
O MSC Magnifica é o último navio de uma classe de quatro navios, chamada Musica. Estes quatro navios possuem projeto igual ou semelhante, e foram construídos em um curto período de tempo, normalmente por um mesmo estaleiro. A classe Musica foi iniciada em 2006, com o MSC Musica; em 2007 seguiu-se o MSC Orchestra, em 2008 o MSC Poesia, e em 2010, o Magnifica. Todos foram construídos pelo estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, atual STX France.
Por ser a última embarcação da classe Musica, e ter sido inaugurado depois dos navios da classe Fantasia, o Magnifica incorpora alguns elementos desta outra classe que não estão presentes em seus gêmeos. Alguns exemplos, são a piscina com cobertura retráril do navio, e o bar esportivo, que conta com uma mesa de sinuca que se nivela automáticamente. Com 95 mil toneladas é também ligeiramente maior que os outros navios da classe Musica, devido, justamente, às alterações feitas em seu projeto. Tem capacidade para até 3,605 passageiros e atinge 23 nós de velocidade.
Os roteiros
Embarcamos no MSC Magnifica no começo de março, à convite da MSC Cruzeiros. O navio realizava naquele momento a sua travessia atlântica rumo ao continente europeu, após uma temporada de cerca de três meses na América do Sul. Por aqui, havia realizado roteiros de sete noites com destino ao Prata (Argentina e Uruguai) partindo do porto de Santos. Esses cruzeiros voltarão a acontecer a bordo do navio, entre dezembro de 2017 e março de 2018. Na próxima temporada, 2016/2017, serão realizados pelo MSC Musica.
Nessa período, e também durante todo o ano de 2016 e 2017, o MSC Magnifica realizará cruzeiros pelo Mediterrâneo. Até novembro desse ano, embarca passageiros em Veneza, para roteiros de sete noites com escalas em Ilhas Gregas, na Croácia e na Turquia. Na época do inverno europeu, realiza cruzeiros mais longos de até 12 noites, a partir de Gênova e Civitavecchia (porto próximo a Roma), que escalam portos do Adriático ou as Ilhas Canárias.
Culinária e Entretenimento
Assim como em outros navios da MSC, a bordo do Magnifica, há ênfase no entretenimento. Entre as principais qualidades do navio, está a grande variedade de bares e lounges disponíveis para o passageiro. Ao todo, o navio traz nove lounges e bares em seus interiores, incluindo um cigar club e uma casa noturna. Essa última, possui DJs próprios, e abre toda a noite para os passageiros, funcionando até quase o amanhecer, com músicas de vários estilos. Já o cigar club é uma área voltada especialmente a fumantes, com venda de cigarros especiais e charutos. Entre os outros lounges e bares, destaque para o L’Olimpiade, um bar esportivo onde é possível acompanhar o dia a dia do esporte ao redor do mundo e jogar sinuca, e também para o L’Ametista, um grande espaço na popa que funciona como um segundo show-lounge a bordo, para festas (incluindo temáticas) e apresentações
Cinco restaurantes estão disponíveis a bordo do MSC Magnifica. Assim como no restante da frota da MSC, não há foco em restaurantes de especialidade, e sim em uma experiência culinária mais tradicional. Dessa forma, são dois restaurantes principais, o L’Edera e o Quattro Venti. Ao menos um dos dois abre para todas as refeições, enquanto ambos abrem diariamente em dois turnos para o jantar, que é servido no sistema à la carte. Os cardápios são iguais para os dois espaços, e são elaborados pelos chefs de bordo, que utilizam como inspiração a culinária mediterrânea, sem esquecer de receitas tipicamente brasileiros, como a feijoada. Como companhia italiana, a MSC oferece menus compostos que podem ter até cinco pratos (entrada, massa ou sopa, prato principal, salada e sobremesa).